Cooperativismo

Em Fortaleza, Unicafes-AL discute sistema de finanças solidárias do Nordeste

Durante o evento, a Cooperagre junto ao Instituto É Dinheiro e ao Conselho Gestor do Fundo Rotativo de Crédito Solidário da Bahia (COGEFUR) firmaram parceria para intercâmbio

Por Bccom Comunicação 27/02/2024 08h08
Em Fortaleza, Unicafes-AL discute sistema de finanças solidárias do Nordeste
Em Fortaleza, Unicafes-AL discute sistema de finanças solidárias do Nordeste - Foto: Assessoria

A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) representou o estado de Alagoas durante o encontro de Construção do Sistema de Finanças Solidária do Nordeste, realizado entre os dias 21 e 23, em Fortaleza/CE. Os diretores da Cooperativa de Crédito Rural do Agreste (Cooperagre), Roberto Moura e Eloizio Lopes, participaram das oficinas do evento.

Durante o evento, a Cooperagre junto ao Instituto É Dinheiro e ao Conselho Gestor do Fundo Rotativo de Crédito Solidário da Bahia (COGEFUR) firmaram parceria para intercâmbio. Roberto Moura, dirigente da Cooperagre, afirma que mecanismo vai impulsionar as finanças aplicadas a economia solidária e ao cooperativismo.

“Celebramos a abertura de contas na Cooperagre por parte do É Dinheiro e do Cogefur, como passo inicial deste Sistema Nordeste de Finanças Solidárias que vai levar oportunidade de uma gestão de crédito para as nossas cooperativas e população em si”, destacou Moura.

Ainda de acordo com Roberto Moura, a estruturação e o fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários e redes de cooperação promovem o apoio aos bancos comunitários, fundos e cooperativas de crédito solidário. “O Nordeste é um celeiro de casos de sucesso na economia solidária, em moedas sociais. E o objetivo é fortalecer essa rede de empreendimentos que são focados no desenvolvimento territorial, na criação de poupanças locais que possam construir comunidades mais fortes economicamente”, enfatizou.