Cooperativismo

Rota da fruticultura mobiliza cooperativas da agricultura familiar

O objetivo é assimilar novos processos que possam fortalecer a produção rural na agricultura familiar de Alagoas

Por BCCOM Comunicação 09/02/2024 14h02 - Atualizado em 09/02/2024 14h02
Rota da fruticultura mobiliza cooperativas da agricultura familiar
Seis cooperativas integraram o intercâmbio da Rota da Fruticultura - Foto: BCCOM Comunicação

As cooperativas alagoanas estão participando do Intercâmbio Tecnológico da Rota Tecnológica da Fruticultura, que foi iniciada no último dia 30 de janeiro e segue até o próximo dia 13 de fevereiro. A atividade, que é coordenada pela Cooperativa Agropecuária de Palmeira dos Índios (Carpil), será encerrada no Oeste do Paraná após a passagem pela 36ª exposição Show Rural Coopavel, evento que reúne os principais produtores rurais e empresas do agronegócios.

Com apoio da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) seis cooperativas integraram o intercâmbio da Rota da Fruticultura. São elas: Coopaiba, Carsil, Capial, Caef, Coobapi e Coopcaf.

Foto: BCCOM Comunicação


COOPABACS 

A comitiva visitou os polos de fruticultura nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná e no Distrito Federal, além do circuito de São Paulo de produção.

Durante a passagem do grupo pela exposição Show Rural Coopavel, em Cascavel no Paraná, o grupo conheceu a Unidade da Embrapa voltada para a produção de Arroz, Feijão e Soja. Durante o evento, a comitiva também participou da recepção ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

De acordo com a coordenadora de Assistência Técnica Rural da Unicafes-AL, Cinara Bernardo, o objetivo é assimilar novos processos que possam fortalecer a produção rural na agricultura familiar de Alagoas.

“Um oportunidade rica em inovação e tecnologia para a produção de frutas, onde pudemos nos manter em contato com as áreas de referência em produção; pudemos acompanhar e processos eficientes que são praticados em diferentes polos de produção do Brasil. Experiência que pode nos render a implementação também de novas culturas no nosso estado. Onde a Unicafes Alagoas vem com uma participação estratégica buscando o aumento da produção e de crescimento econômico”, avaliou a coordenadora da Unicafes-AL.