Cooperativismo

Conselho Estadual do Cooperativismo debate políticas públicas do segmento em Alagoas

Primeiro encontro de 2024 traçou o planejamento de estratégias de divulgação do setor

Por Assessoria 26/01/2024 12h12
Conselho Estadual do Cooperativismo debate políticas públicas do segmento em Alagoas
Conselho Estadual do Cooperativismo se reuniu para traçar estratégias e ações para 2024 - Foto: Assessoria

O Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop) realizou, na quinta-feira (26), a primeira reunião de 2024, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). O encontro contou com uma retrospectiva das ações realizadas e debateu as estratégias de consolidação para o segmento cooperativista.

Para a secretária Alice Beltrão, que presidiu a reunião, o encontro é fundamental para discutir políticas públicas eficientes para o segmento cooperativista, além de estratégias de divulgação do setor. “Nós temos um planejamento para a consolidação do cooperativismo no Estado, com ações promocionais, a realização de rodadas de negócios e eventos em Alagoas, como o Encontro de Cooperativas de Alagoas (Encoopal) e da 2ª Feira Coop, e o apoio na participação de produtos das cooperativas alagoanas em eventos nacionais e internacionais, com o intuito de abrir novos mercados”, destacou Alice.

O debate também abordou as perspectivas de políticas públicas e incentivos para o cooperativismo no estado, com a contratação de serviços através de cooperativas; regimes tributários especiais que atendam a outros ramos do cooperativismo; mentoria de apoio para o surgimento de novas cooperativas e linhas de crédito especiais para cooperativas e empreendimentos.

O secretário Executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, destacou que o cooperativismo é pauta importante para Alagoas. “Nós temos um importante papel no apoio às ações que beneficiam as cooperativas de todos os ramos de atividade presentes em nosso estado. O setor é muito diversificado e gera emprego e renda para milhões de alagoanos, além de ser um modelo de negócio onde a comunidade cresce junto. Essa reunião é um mecanismo para estreitar as relações entre Governo do Estado e empreendimentos solidários, buscando traçar políticas públicas eficientes para a consolidação do setor”.

Conecoop


Encabeçado pela Sedics, o Conecoop conta com a participação das secretarias de Estado da Saúde (Sesau), do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), da Agricultura e Pecuária (Seagri), do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), da Educação (Seduc) e da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Também marcam presença as duas entidades que representam o cooperativismo em Alagoas – Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL).