Cooperativismo

Pindorama recebe visita de chefs e donos de restaurantes de Alagoas

A comitiva composta por 20 especialistas do setor gastronômico puderam conhecer de perto o processo de produção da cooperativa

Por BCCOM Comunicação 20/10/2023 16h04
Pindorama recebe visita de chefs e donos de restaurantes de Alagoas
Visita foi uma iniciativa da jornalista especializada em gastronomia, Nide Lins - Foto: BCCOM Comunicação

A Cooperativa Pindorama é um dos maiores fabricantes de produtos alimentícios do país. Com mais de 80 itens, dentre os quais derivados do coco e do leite, sucos prontos e concentrados, refrescos em pó, molhos, atomatados e doces, esse mix vai às mesas das famílias de mais de 15 estados do Brasil.

Com essa gama de opções de qualidade comprovada, os produtos Pindorama se tornaram ingredientes indispensáveis nas receitas desenvolvidas por profissionais da gastronomia. Por esse motivo, uma comitiva composta por 20 especialistas do setor (chefs, confeiteiros e empresários) visitaram a Pindorama, para conhecer de perto o processo de produção dos itens tanto utilizados por eles.

A visita foi uma iniciativa da jornalista especializada em gastronomia, Nide Lins, uma das principais promulgadoras da típica culinária alagoana.

"O objetivo de nossa vinda é mostrar a história da Pindorama, uma cooperativa de trabalhadores que cresceu e tem um mercado forte. Os chefs e cozinheiros, que estão lá na outra ponta, precisam conhecer e levar à mesa dos alagoanos a história da Cooperativa. Eles vêm conhecer como são produzidos os ingredientes que eles usam e, a partir daí, sentir ainda mais prazer em utilizá-los em suas receitas, deixando o sabor da Pindorama na cozinha do alagoano", disse Nide.

Para a diretora-executiva da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Vega Vergetti, a visita é um divisor de águas.

"Essa visita é extremamente promissora. Nós, enquanto Abrasel, já tivemos várias ideias para que nossos associados conheçam cada vez mais os produtos Pindorama. Podemos até desenvolver um livro de receitas só com produtos Pindorama. Há uma imensidão de coisas que a gente pode fazer em parceria com essa empresa, que tem uma história fantástica".

André Generoso, proprietário de um dos restaurantes mais frequentados de Maceió, o Divina Gula, garantiu que a partir da ida à Cooperativa passará a usar mais produtos Pindorama em seu estabelecimento.

"Alguns produtos da Pindorama a gente já utiliza, mas depois de conhecer esse projeto tão grandioso, eu acho que temos a obrigação de usar todos. Não só por esse trabalho fantástico que é feito, mas pela qualidade de todos os produtos. Pindorama tem que ser o orgulho de todos nós que moramos em Alagoas e trabalhamos com gastronomia. Vendo esse sistema, a gente começa a acreditar que esse país tem jeito, é um exemplo para o Brasil inteiro", destacou Generoso.

A comitiva de profissionais da gastronomia foi formada por André Generoso (Divina Gula); Nadja Freire (Kero Mais); Rodrigo Aragão (Ôxe); Thiago Brandão (Brotto); Eutímio Junior (Grupo Anamá); Fernando Costa (Fusion Grill); Thawã Calixto (IGA - Instituto Gastronômico das Américas); Isabella Barbosa (UMJ - Centro Universitário Mário Pontes Jucá); Marquinhos Alcântara (Juma Confeitaria); Danilo Motobu (Le Croá); Dani Franco (Confeitaria Dani Franco); Vega Vergetti (Abrasel); Francisco Mello (Estação Jatiúca); Larissa Omena (Borogodó), além da jornalista Nide Lins.

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, avaliou a visita como muito positiva e com grandes possibilidades de parcerias futuras.

"É um imenso prazer receber grandes profissionais da culinária do nosso estado. A avaliação positiva deles sobre nossos produtos nos incentiva a melhorar cada vez mais, além de nos permitir prospectar parcerias futuras, como um curso de gastronomia, tendo eles como professores, visando preparar nossas crianças e jovens para serem o futuro da gastronomia alagoana, do Nordeste e do Brasil", disse Klécio Santos.

A recepção por parte da Pindorama foi toda articulada pelo Centro de Treinamento Rural de Pindorama-CETRUP, sob a superintendência de Alda Calheiros e equipe, que teve o desafio de servir um grande almoço, com total aprovação dos chefs, cozinheiros, confeiteiros e proprietários de restaurantes.