Cooperativismo

Formado por cooperativa de músicos, Orquestra Filarmônica se apresenta no Teatro Deodoro

Novo Concerto, intitulado "Primavera", será apresentado no Teatro Deodoro nesta sexta-feira (1)

Por Redação* 30/08/2023 16h04 - Atualizado em 30/08/2023 17h05
Formado por cooperativa de músicos, Orquestra Filarmônica se apresenta no Teatro Deodoro
Cooperativa, Orquestra Filarmônica abre "Primavera", com novo concerto - Foto: Divulgação

A Orquestra Filarmônica de Alagoas é formada por uma cooperativa de músicos, a Cofia. Nesta sexta-feira (1º), a partir das 20h, eles abrem a estação das flores com o espetáculo "Primavera" no Teatro Deodoro, em referência à estação que se inicia. 

Visando facilitar cada vez mais o acesso e a formação de novas plateias ao concertos da orquestra e ao teatro em si, os ingressos para este concerto estão a valores populares, custando a partir de R$30,00 e podem ser adquiridos pelo link https://shre.ink/20ia assim como na loja Walkiria Camelo Calçados, na Rua Engenheiro Mário de Gusmão, nº 988, Loja 4 – Térreo e também estarão sendo vendidos na bilheteria do teatro, no dia do concerto, caso ainda restem lugares.

A ideia deste espetáculo, que faz parte da Série Allegro, é apresentar para alguns e difundir ainda mais a música de concerto para o público. Esse concerto pode ser definido como um concerto de “música clássica tradicional”. Em seu repertório estarão peças como a Primavera de A. Vivaldi com o solista Thiago Herculano, fazendo uma relação direta com o nome do espetáculo.

Mas a música popular também terá espaço nesta apresentação, contanto com o clássico “Carinhoso” de Pixinguinha com solista Santiago Silva, Gabriel´s oboé de Ennio Morricone com o solista André Tokura e regência de Patrício Laranja, a Valsa das Flores de P. I Tchaikovsky, além de obras de E. Elgar, Shostakovick, G. Bizet, e J. Strauss, um repertório para emocionar todos os presentes.

É um concerto que vai levar uma emoção a mais no público, “entende-se metaforicamente a primavera como o início de um novo ciclo. Período de regar o jardim para a vida e suas nuances. A ideia central é criar um vínculo da música de concerto com a estação. O repertório foi minuciosamente selecionado com obras que remetem à sonoridades que vão de vivaldi à pixinguinha, passando por Bizet, tchaikovsky, Shostakovitch, Morricone, Elgar e Strauss. Esta é uma excelente oportunidade para prestigiarmos a música de concerto e darmos boas vindas à estação das flores”, destaca o maestro Luiz Martins.

Do ponto de vista musical, este concerto é um tanto desafiador como explica Leinvaldo Neto, violoncelista da orquestra, “É um concerto rico em detalhes musicais, cada peça apresentada possui interpretações e ambientações bem características. A principal diferença, em relação às outras séries, é que esse repertório é construído desde sua concepção pensando na formação orquestral, então como músico temos a possibilidade de trabalhar com nuances e detalhes que não aparecem tão facilmente num repertório que não seja específico, conta o músico que também é presidente da Filarmônica de Alagoas.

Com seis anos de existência, a Filarmônica de Alagoas conquistou o coração do público alagoano e já é considerada um patrimônio cultural e artístico de Alagoas. Trata-se de uma cooperativa formada por músicos e que ao longo do ano promove uma série diversificada de concertos, além de trabalhar a democratização e formação de novas platéias, mostrando que a música de orquestra pode sim e deve ser consumida por todos.

O concerto “Primavera” será realizado na sexta-feira, dia 01 de setembro de 2023, às 20h, no Teatro Deodoro, no Centro de Maceió. Haverá explanação do repertório nos 15 minutos que antecedem o concerto - uma ótima oportunidade de conhecer sobre os compositores e obras que serão apresentadas pela Filarmônica de Alagoas sob regência e direção artística de Luiz Martins.

*Com assessoria