Cooperativismo

Projeto da Cooperal vai estimular produção de ovos caipira

O projeto já foi iniciado com uma série de capacitações ofertadas a quinze pequenos produtores e outras dez mulheres ligadas à base da cooperativa

Por BCCOM Comunicação 04/08/2023 15h03
Projeto da Cooperal vai estimular produção de ovos caipira
Maria José Alves, presidente da Cooperal - Foto: BCCOM Comunicação

Buscando dinamizar o trabalho de produção e renda para pequenos produtores do Agreste de Alagoas, a Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal) se prepara para viabilizar a instalação de sua unidade de produção de ovos caipira. A nova atividade deverá estimular a atividade e incluir produtivamente agricultores familiares e grupos de mulheres.

O projeto já foi iniciado com uma série de capacitações ofertadas a quinze pequenos produtores e outras dez mulheres ligadas à base da cooperativa. Em parceria com o Sebrae Alagoas, a cooperativa vai auxiliar os produtores com assistência técnica e com a oferta de pintos de qualidade comprovada.

Maria Jose Alves, presidente da Cooperal, explica que o projeto deve impactar positivamente, dando acesso à novos mercados do setor público e privado. “O objetivo é melhorar a renda desse agricultor, oferecendo alternativas de trabalho. Na primeira fase tivemos um intercâmbio e uma capacitação técnica sobre o setor. A cooperativa prestará todo acompanhamento para a comercialização”, destacou a presidente da Cooperal, Maria José Alves.

Ovos caipiras são também uma fonte de alta qualidade de proteínas, sendo referência da Organização Mundial da Saúde (OMS) na avaliação da qualidade de proteínas em outros alimentos.

Novidade


Também está previsto para este ano, a viabilização do projeto de Cozinha Industrial da cooperativa. A Unidade será referência para grupos de mulheres desenvolverem produtos que beneficiem alimentos produzidos no campo. “O objetivo é proporcionar mais uma fonte de renda para jovens e mulheres ligados à comunidade rural”, afirmou Maria.