Cooperativismo

Seminário vai discutir inclusão da agricultura familiar na produção de biocombustíveis

O Bumba Meu Bio também vai abordar a dinâmica do Selo Biocombustível Social, programa que certifica as empresas parceiras da agricultura familiar

Por BCCOM Comunicação 25/07/2023 16h04 - Atualizado em 25/07/2023 17h05
Seminário vai discutir inclusão da agricultura familiar na produção de biocombustíveis
Presidente da Unicafes, Antonino Cardozo - Foto: Assessoria

O Seminário Bumba Meu Bio, promovido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) vai atrair para o Estado maior polo de discussão temática sobre a inclusão da agricultura familiar das regiões Norte, Nordeste e do Semiárido para a produção de biocombustíveis. Serão palestras, mesas de discussão e um grande encontro técnico envolvendo todas as partes integrante do setor, desde às unidades brasileiras produtos de biocombustíveis, poderes executivo e legislativo, agricultores e cooperativas. O evento acontece nesta quinta-feira, 27, e sexta-feira,28, no auditório do Sebrae Alagoas, das 8h às 17h .

A temática central do evento será a discussão sobre o aumento da demanda por matéria-prima, a exemplo de oleaginosas, que podem ser adquiridas da agricultura familiar para a produção de biodiesel. O Bumba Meu Bio também vai abordar a dinâmica do Selo Biocombustível Social, programa que certifica as empresas parceiras da agricultura familiar, e que garante aos agricultores melhoria no volume de produção através de assistência técnica.

Ao final do evento, segundo o presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL), Antonino Cardozo, será emitida a “Carta Maceió”, com objetivo de lançar as demandas da agricultura familiar para o Selo Biocombustível Social nos próximos anos. Em Alagoas, doze cooperativas já integram a política de fornecimento de matéria-prima para o Programa que é acompanhado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

“A agricultura familiar está engajada no fortalecimento desta nova oportunidade para o setor diversificar sua renda e ainda obter maior capacidade técnica para produzir mais e melhor. O seminário se torna fundamental para construímos um Selo mais efetivo, de ponta a ponta”, explicou Cardozo.