Cooperativismo

CONECOOP: Unicafes/AL apresenta relatório sobre os impactos das chuvas no setor

De acordo com o levantamento, o segmentos de grãos e tubérculos sofreram perdas de 80% da safra atual

Por Assessoria BCCOM 29/07/2022 05h05
CONECOOP:  Unicafes/AL apresenta  relatório sobre os impactos das chuvas no setor
CONECOOP - Foto: Assessoria BCCOM

O Conselho Estadual do Cooperativismo (CONECOOP) reuniu seus membros nesta quinta-feira, 28, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) para discutir o andamento de ações voltadas ao setor. Em uma das pautas, a Unicafes Alagoas apresentou dados do relatório preliminar sobre os impactos das chuvas na produção das cooperativas da agricultura familiar. A reunião foi presidida pela secretária Caroline Balbino.

De acordo com o levantamento, o segmentos de grãos e tubérculos sofreram perdas de 80% da safra atual. Em todas as cinco regiões do Estado foram registradas perdas, segundo informações diagnóstico das cooperativas.

“A agricultura familiar vem amargando prejuízos devido ao calendário atípico de chuvas, o que nos rendeu perdas além de um reposicionamento da atividade. Graças ao CONECOOP vamos poder encaminhar a pauta e a demanda por algum tipo de auxílio financeiro aos pequenos agricultores” apontou o presidente da Unicafes/AL, Antonino Cardozo.

O relatório foi aprovado pelos pares do Conselho, e o tema será encaminhado aos órgãos competentes através da Sedetur. O projeto de auxílio financeiro também será estendidp às cooperativas de outros ramos de atuação que foram atingidas pelas chuvas.

Segundo a secretária Caroline Balbino, a expectativa é que o Conselho avance com a pauta. “O CONECOOP vem fazendo reuniões continuadas, com pautas de trabalho que estão sendo materializadas em ações e esse é o nosso propósito em fornecer uma atenção maior a esse setor tão importante para a nossa economia”, destacou a secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo. A reunião do CONECOOP também recebeu uma apresentação sobre a 1ª Feira Coop e mapeou os assuntos do próximo encontro, que vai tratar sobre pautas de acesso ao crédito através da Agência de FomentoDesenvolve/AL.