Cooperativismo

Inovação: cooperativa empresta dinheiro e produtor paga com coco

“Faremos 449 instrumentos de crédito. Nossa opção era o contrato de mutuo ou o fomento"

Por Blog de Edivaldo Junior 29/06/2022 06h06
Inovação: cooperativa empresta dinheiro e produtor paga com coco
Atuação da Coopaíba permite que produtores permaneçam na atividade com produtividade e mercado garantido - Foto: Reprodução

A Cooperativa da Agricultura Familiar e Empreendimentos Solidários (Coopaiba), sediada em Piaçabuçu, no sul de Alagoas, faz o lançamento do seu Programa de Fomento ao Cooperado nesta quarta-feira (29/06).

O Programa vai oferecer auxílio a mais 400 cooperados, todos agricultores familiares, com antecipação do pagamento antecipado de parte da produção. O lançamento ocorre durante café da manhã que vai acontecer no povoado Penedinho, no município de Piaçabuçu, a partir das 9h.

“Na prática o nosso cooperado vai poder escolher se quer pagar o valor antecipado em dinheiro ou com a sua produção de coco”, explica o presidente da Coopaiba, Antonino Cardozo.

A operação deveria ser realizada através de cooperativa de crédito, mas diante de algumas dificuldades, a Coopaiba decidiu inovar e está lançando sua primeira operação de “fomento”, em que o cooperado é considerado um mutuário.

“Faremos 449 instrumentos de crédito. Nossa opção era o contrato de mutuo ou o fomento.

A opção foi pelo fomento. Toda vez que a sua produção entra na cooperativa gera o crédito.

Na prática, o fomento é antecipação do crédito pela produção, com um pequeno deságio abaixo das taxas praticadas pelo mercado”, pondera Cardozo.

A ação, aponta Antonino fortalece a “jornada da financeirização e bancarização da base de cooperados da Coopaiba. Entendemos que o dinheiro já é dele, do produtor, nós só estamos antecipando o crédito que ele tem direito. O importante é que esse modelo deve fortalecer a economia da região, ajudando inclusive na geração de empregos”, aponta.