Cooperativismo

Pescadores voltam a pescar camarões no mar de Maceió

Na primeira pescaria realizada, 30 embarcações do Centro Pesqueiro trouxeram cinco toneladas do crustáceo

Por Ascom Semtabes 11/06/2022 09h09
Pescadores voltam a pescar camarões no mar de Maceió
Pescadores saem para o mar logo cedo - Foto: Maivan Fernandez/Secom Maceió

Preservar o meio ambiente para conseguir viver em equilíbrio com a natureza. Os pescadores do Centro Pesqueiro levaram à risca a proposta e participaram ativamente do defeso do camarão deste ano, que ocorreu entre os dias 1º de abril e 15 de maio. O resultado da participação massiva foi uma pescaria de cinco toneladas do crustáceo na primeira ida à maré após a liberação.

O defeso é um período de desova das fêmeas e o intuito é proteger as espécies durante o período de reprodução. Para os pescadores, significa que eles precisam ter respeito ao meio ambiente para fazer com que a cadeia produtiva funcione. Assim, eles ficaram vigilantes e não deixaram as embarcações locais irem ao mar. A proteção ambiental foi um ponto crucial para que agora eles recebam os louros da vitória.

Para quem vive da pesca, como José Washington de Oliveira, 49 anos, ter que parar a pescaria durante uma época tão movimentada como a Quaresma, foi difícil. Nascido e crescido na orla do Jaraguá, ele sabe que é preciso respeitar a natureza.

“O defeso é importante. A gente para e a produção [criação de camarão] agradece. Após o defeso, a pesca já melhorou bastante. Antes, a pescaria estava fraca. A gente tem expectativa de que no inverno a pescaria do camarão melhore mais”, atenta Washington, que é pescador há quase 30 anos.

Ao todo, 30 embarcações do Centro Pesqueiro, cadastrados na Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, participaram do defeso. Sob a vigilância dos próprios pescadores, o período foi respeitado.

“Ano passado, fizemos muitas reuniões e orientações da Semtabes para que eles respeitassem o período. Nesse segundo defeso, os pescadores pararam por conta própria. Eles mesmos tomaram consciência de não pescar. Quando a pesca abriu, foi um sucesso total. Nunca teve tanto camarão no Centro Pesqueiro como teve na liberação da pesca”, ressalta a administradora do local, Valéria Vianna.

A safra do camarão é justamente no período de inverno. Os melhores meses de pesca são entre maio e julho. Lúcia Maria de Oliveira, 60 anos, é fileteira de camarão e afirma que, após o defeso, tem muito camarão fresco nas tarimbas.

“É importante o defeso para a criação do camarão. Agora estamos na expectativa pelo inverno, com mais camarão, temos mais produto e estamos esperando chegar os consumidores”, destaca.

Centro Pesqueiro


O Centro Pesqueiro possui 158 permissionários cadastrados na Semtabes, mas beneficia indiretamente mais de 250 pessoas. A comercialização nas tarimbas do Jaraguá funciona de terça-feira a domingo, das 6h às 14h. Já as salas de filetagem e as oficinas do equipamento público ficam abertas todos os dias.