Cooperativismo

Unicafes/AL participa de reunião na Semed sobre PNAE em Maceió

Encontro discutiu ampliação da participação da agricultura familiar do estado na merenda escolar da capital

Por Lucas Araújo 09/06/2022 13h01
Unicafes/AL participa de reunião na Semed sobre PNAE em Maceió
Representantes da Unicafes/AL estiveram em reunião na Semed - Foto: Lucas Araújo

Representantes da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) de Alagoas estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira (09), na Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió, com o secretário Rogério Lima e técnicos da secretaria. O objetivo foi discutir o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem como parceiro do município a Unicafes/AL e seus cooperados, através da agricultura familiar desenvolvida em diversas cidades de Alagoas.

"Foi extraordinária. Porque é a legitimação desse espaço que a gente vem construindo, nos últimos anos, como uma alternativa para ajudar a gestores a cumprirem a lei e permitirem a inclusão de agricultores familiares", destacou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes/AL.

"A determinação do prefeito JHC (PSB/AL) é de ampliar esse projeto e aumentar, também, os investimentos na agricultura familiar para que possamos comtemplar o máximo de agricultores e nossos alunos receberem esses alimentos tão ricos nutricionais", disse o secretário Rogério Lima.

Ele falou, ainda, sobre a expectativa para as próximas etapas. "Aperfeiçoar, continuar e, inclusive, ampliar essa demanda. Hoje nós tivemos uma conversa muito produtiva. Já saímos com vários encaminhamentos para, já no segundo semestre, fazermos uma ampla divulgação da parceria com a agricultura familiar e ampliar o nosso cardápio".

Um café da manhã foi agendado para o dia 17 de junho, ocasião em que serão apresentados preços de alimentos produzidos pelos agricultores familiares do estado e expostos derivados de produtos já utilizados já utilizados pela Semed na merenda escolar da capital. A intenção é amplicar essa oferta, atingindo o percentual de 50% do total de alimentos adquiridos pelo município. Por lei, o mínimo exigido é de 30%.

Além do presidente da Unicafes/AL, Antonino Cardozo, e do secretário de Educação de Maceió, também estiveram presentes na reunião o diretor financeiro da Unicafes/AL, Roberto Moura, junto com o executivo de políticas públicas, Adalberon Sá Júnior, e técnicos do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar da Semed.