Cooperativismo

Seagri distribui 24 toneladas de sementes na cidade de Piranhas

39 toneladas serão disponibilizadas, de forma gradativa, aos agricultores familiares da região

Por Redação com Assessoria 01/06/2022 08h08
Seagri distribui 24 toneladas de sementes na cidade de Piranhas
Distribuição das sementes do programa Planta Alagoas - Foto: Raul Plácido /ASCOM SEAGRI-AL

A cidade de Piranhas recebeu 24 toneladas de sementes para distribuição aos agricultores familiares da região, através do Programa Planta Alagoas, da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri). Foram distribuídas 10 toneladas na primeira fase e outras 14 na segunda etapa. As sementes entregues foram de  milho, sorgo e feijão. 

“Somente aqui, no município de Piranhas, um total de 39 toneladas de sementes serão distribuídas para os pequenos agricultores familiares que, se depender do empenho da prefeitura, da Seagri e do Governo do Estado, o recorde de safra para a cidade estará garantido neste ano”, afirmou Maykon Beltrão, secretário da Seagri.

O prefeito de Piranhas destacou a importância do programa em prol dos produtores locais que não têm condições de comprar os grãos. “As sementes são tão importantes quanto o corte de terra e as medicações são fundamentais para os agricultores de nosso semiárido. E, com o Planta Alagoas, estamos trazendo valorização e dignidade para cada um daqueles que serão contemplados com os sacos das culturas”, comemorou Tiago Freitas.

Com o aval do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep), o Governo do Estado investiu cerca de R$ 20 milhões na aquisição das sementes que, tem como meta, impulsionar a economia e a mesa dos alagoanos dos 102 municípios. A estimativa de retorno financeiro pode ultrapassar, inclusive, mais de R$ 40 milhões circulando nos cofres de Alagoas.

“É o Governo de Alagoas ajudando os municípios e a agricultura familiar, através de nosso governador Paulo Dantas, para que os agricultores tenham um rendimento maior em suas respectivas safras”, finalizou Maykon Beltrão.