Cooperativismo

Zona da Mata de AL receberá ações do Rota da Merenda Legal

O presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, destaca os resultados obtidos através do programa

Por Assessoria BCCOM 19/05/2022 19h07 - Atualizado em 20/05/2022 13h01
Zona da Mata de AL receberá ações do Rota da Merenda Legal
Rota da Merenda vai receber gestores da educação dos municípios, além de merendeiras e nutricionistas - Foto: Assessoria

As ações do programa Rota da Merenda Legal vão desembarcar na região da Zona da Mata de Alagoas, no próximo dia 24 de maio, no município de Viçosa. O evento, que é promovido pela Unicafes Alagoas com objetivo de alertar sobre a participação dos produtos da agricultura familiar na merenda escolar, acontecerá no Centro de Educação Especial Cônego José Moreira Pimentel , a partir das 8h30.

Em sua quinta edição, a Rota da Merenda vai receber gestores da educação dos municípios, além de merendeiras e nutricionistas, para apresentar as diretrizes do PNAE, programa que prevê a destinação de no mínimo de 30% do orçamento da merenda para os produtos do pequeno produtor. A programação conta com um bate-papo sobre a situação do programa, palestras sobre a legislação do PNAE e a apresentação dos itens da agricultura na exposição “Quitanda Coop”.

O presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, destaca os resultados obtidos através do Rota da Merenda Legal. Segundo ele, o programa leva esperança e oferta um “prato cheio” de dias melhores.

Após as visitas às regiões, aumentaram o número de chamadas pública para o processo da compra dos itens das cooperativa da agricultura, e também já há um melhor entendimento , entre todos os públicos da educação e municípios, sobre a importância de valorizar a economia local e aumentar a qualidade nutricional dos alimentos ofertados nas escolas”, ressaltou Cardozo.

A edição do Rota da Merenda Legal vai reunir representantes dos municípios de Branquinha, Chã Preta, Ibateguara, São José da Lage, Joaquim Gomes, Flexeiras, União dos Palmares, Santa do Mundaú, Murici, Capela, Viçosa, Cajueiro, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Mar Vermelho, Pindoba e Atalaia. O evento conta com apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Sebrae/AL, Conselho Regional de Nutrição, União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (UNDIME) e Fetag Alagoas.