Cooperativismo

Justiça suspende eleição da OCB/AL para garantir participação de cooperativas

Segundo comunicado, apenas 32 das 74 cooperativas associadas estariam aptas para votação

Por Blog do Edivaldo Júnior 04/03/2022 11h11 - Atualizado em 31/03/2022 21h09
Justiça suspende eleição da OCB/AL para garantir participação de cooperativas
Sede da OCB Alagoas, em Maceió - Foto: Google Maps

A eleição para a nova diretoria da OCB/AL (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas ) estava prevista para ocorrer em assembleia geral convocada para 10 de fevereiro passado. Foi suspensa em face de decisão judicial para garantir a participação de todas as cooperativas associadas a entidade.

Atualmente, segundo comunicado da própria OCB/AL datada do dia 18 de fevereiro, apenas 32 das 74 cooperativas associadas estariam aptas para votação, em função de supostas irregularidades. Estranhamente, no edital de convocação da assembleia geral, existiam 39 cooperativas aptas para votação.

A decisão da Justiça de Alagoas abriu prazo de 30 para que as cooperativas regularizem a situação. O prazo para regularização segue até 11 de março.

O problema é que várias cooperativas estão relatando dificuldades para regularizar sua situação e participar da eleição. “Essas dificuldades aparentemente são maiores para cooperativas que não participam da atual gestão”, aponta o presidente de uma cooperativa que tenta regularizar a situação para participar da assembleia.

Depois do período de regularização, a nova eleição para a diretoria da OCB/AL deverá ser convocada por edital.

A expectativa é a que ao menos duas chapas disputem a eleição da diretoria da OCB. Um grupo com mais de 30 cooperativas deve apresentar no começo do próximo mês uma chapa de oposição que vai fazer campanha defendendo a renovação da instituição, que é comandada pelo mesmo grupo há mais de 20 anos.

Decisão

Veja aqui, na íntegra, a decisão que suspende a eleição da OCB/AL: Decisão interlocutóra (1)