Cooperativismo

Cooperativas da agricultura familiar conhecem indústria de abate de aves

O grupo Ferraz possui capacidade para 25 mil abates de aves por dia e gera 140 empregos diretos

Por Assessoria 29/11/2021 18h06
Cooperativas da agricultura familiar conhecem indústria de abate de aves
O projeto deverá inserir a criação de aves em parceria com o grupo de produtores - Foto: Assessoria

As cooperativas vinculadas à União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) realizaram , nesta segunda-feira,29, uma visita técnica à indústria de abate de aves do Grupo Ferraz que beneficia produtos da marca Frango Favorito, no município de Santa Luzia do Norte. Além de conhecer a cadeia de processamento, o objetivo do encontro foi discutir a criação de aves através do projeto de integração de frango na agricultura familiar.

Segundo o presidentre da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, o projeto deverá inserir a criação de aves nas propriedades familiares em parceria com o grupo de produtores. ”O projeto será amadurecido a partir de uma série de encontro que teremos com as nossas cooperativas e a empresa de beneficiamento, mas já podemos afirmar que se trata de uma grande oportunidade para incrementar a renda do agricultor com a produção do frango e do ovo caipira”, destacou o presidente da Unicafes Alagoas.

Único abatedouro com inspeção em Alagoas, o grupo Ferraz possui capacidade para 25 mil abates de aves por dia e gera 140 empregos diretos. Atualmente, o grupo trabalha em parceria com 85 unidades ditas integradoras. Segundo o diretor Rildo Ferraz, a empresa busca parcerias para aumentar a produção.

”A agricultura familiar tem tudo a ver com o nosso modelo de negócio e de proposta de valorização da produção local. Esse sistema de integração oferece ao produtor atenção no repasse de insumos e animais”, afirmou Rildo.

A visita reuniu representantes das cooperativas CPLA, Capial, Coopal, Cooppabacs, Cheiro da Terra, Coopcaf, Cooperflores, Coopaiba, Coopaq, Cooperfal, Cooperal, Coobapi, Coopernorte, Cooperouricuri, Coopaf e Carpil. A próxima reunião do projeto de integração de frangos na agricultura familiar acontecerá na segunda-feira, 13 de dezembro.