Cooperativismo

Unicafes/AL e prefeito JHC assinam contrato para aquisição de alimentos para a merenda escolar

A compra representa o destinamento de 40% do orçamento para os itens da agricultura familiar

Por Assessoria 27/11/2021 10h10 - Atualizado em 27/11/2021 11h11
Unicafes/AL e prefeito JHC assinam contrato para aquisição de alimentos  para a merenda escolar
Serão destinados, entre as compras ainda deste ano e de 2022, o total de R$ 7.252.519,99 - Foto: Assessoria

Contemplada no processo de aquisição de alimentos para as escolas municipais de Maceió, as cooperativas da Unicafes Alagoas participaram da cerimônia de assinatura do contrato de aquisição de alimentos da agricultura familiar para as escolas da rede municipal de ensino. A compra representa o destinamento de 40% do orçamento para os itens da agricultura familiar, sendo mais de 1,2 toneladas em kits para os estudantes, com entregas previstas para ainda este ano.

Estiveram presente no ato de assinatura, que foi comandado pelo prefeito JHC, o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, além de representantes da Cooperativa de Produção Leiteira (CPLA) E Cooperativa de Agricultores e Beneficiadores do Povoado de Piranhas (COOBAPI). Segundo Antonino Cardozo, pela primeira vez a capital ultrapassa a compra de 30% , como prevê enquanto compra mínima, lei do 11.947/2009 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Esse contrato representa um marco para os agricultores familiares, que hoje são testemunhas desse grande passo que estamos dando em incentivo à produção familiar agrícola. Esse exemplo precisa ser replicado pelas demais prefeituras para que a economia seja dinamizada em defesa do emprego e renda do agricultor. Por outro lado, também beneficiando o estudante com alimento mais rico em nutrientes”, enfatizou o diretor da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo.

No total, segundo a secretária de Educação de Maceió, serão destinados, entre as compras ainda deste ano e de 2022, o total de R$ 7.252.519,99, que serão destinados para 14 instituições de cooperativas e associações. O contrato absorve produtos como abacaxi, banana, laranja lima, batata doce e leite. Cerca de dois mil agricultores dos municípios de Jacaré dos Homens, Coruripe, União dos Palmares, Pilar, Santana do Mundaú, Ibateguara, Branquinha, Atalaia, Joaquim Gomes e Maragogi.

A aquisição dos produtos da agricultura familiar, segundo o prefeito JHC, também chega para estimular a recuperação dos agricultores familiares afetados pela pandemia e atende aos princípios de combate a insegurança alimentar. “Muitos agricultores vivem disso, sustentam sua família com a agricultura, e aqui vemos a beleza de entregar um alimento rico, com todos os nutrientes, da nossa terra, da nossa Alagoas. Isso é democratizar os recursos do município e compartilhar com quem mais precisa, são duas mil famílias impactadas diretamente. E a gente fica muito feliz de participar dessa maneira e conseguir alavancar essa discuss&atild e;o que vai além daquilo que nos propusemos a fazer de imediato”, avaliou o prefeito.