Ciência, tecnologia e inovação

Ufal promove encontro virtual sobre cultura digital e relações humanas

Mesa-redonda contará com a participação de pesquisadores e integrantes de coletivos da área de educação

Por Redação com assessoria 20/08/2026 17h05
Ufal promove encontro virtual sobre cultura digital e relações humanas
Evento será transmitido on-line no canal da Ufal - Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), promove, na sexta-feira (28), a mesa-redonda “Cultura digital em debate: atenção, informação e relações humanas na era das tecnologias”. O evento será realizado das 19h às 21h, com a participação de pesquisadores e integrantes de coletivos educacionais.

O encontro é vinculado ao GT-9 – Cultura Digital e contará com apresentações e debates em formato virtual, com transmissão pelo canal da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). (Clique aqui)

Participam da mesa os pesquisadores Erasmo dos Santos Silva, doutor em Educação e professor de Química da Educação Básica do Governo de Mato Grosso. Ele também é um dos idealizadores do coletivo EduComCiências, dedicado à formação, à pesquisa e à divulgação de práticas que articulam Educação, Comunicação e Ciências.

Também estará presente o professor Zayr Cláudio Gomes da Silva, pós-doutor em Ciência da Informação pela Ufal e doutor em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A mesa contará ainda com a participação da professora Lilian Figueiredo Voss, doutora em Educação e atual coordenadora-geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal.

O coletivo Pibid Ufal e toda a comunidade escolar estão convidados a participar da discussão, que será conduzida pelos palestrantes a partir de uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo as áreas de Educação, Ciência da Informação e Filosofia.