Ciência, tecnologia e inovação

Evento do Pibic Jr destaca resultados e promove suporte emocional a jovens

Por Agência Alagoas 05/05/2026 10h10
Evento do Pibic Jr destaca resultados e promove suporte emocional a jovens
Palestras foram apresentadas aos estudantes - Foto: Naísia Xavier/ Ascom Fapeal

O Programa de Iniciação Científica Júnior do Governo de Alagoas (Pibic Jr AL) apresentou os resultados de 12 meses de trabalho dos jovens cientistas do Ensino Médio da rede pública estadual e do Ifal. O I Encontro do Pibic Júnior – Seminário de Apresentação de Resultados Finais foi realizado na última quarta (29) e quinta-feira (30), no Centro de Inovação de Jaraguá.

Além das apresentações, o evento proporcionou aos estudantes três palestras inspiradoras, ampliando horizontes e potencializando o desenvolvimento adquirido em experiências com ciência, tecnologia, artes, cultura popular, economia criativa e olimpíadas do conhecimento. O encerramento, na quinta-feira, abordou a importância do cuidado emocional.

Na quarta-feira, o economista e professor da Universidade Federal de Alagoas, Fábio Guedes, destacou o papel dos estudantes no cenário nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele ressaltou os expressivos resultados conquistados por Alagoas nos últimos onze anos. O estado ocupa o 1º lugar no Nordeste e o 5º no Brasil em inovação, segundo o Ranking Nacional de Competitividade dos Estados 2025.

“Vocês estão produzindo ciência, tecnologia e inovação, e essa produção se transforma em indicadores, números, resultados. Esses dados são fruto da união entre responsabilidade governamental, iniciativa dos gestores e o trabalho de vocês. Quem está de parabéns são vocês, que fazem esses indicadores aparecerem”, celebrou o pesquisador.

Em seguida, o professor Fernando Pimentel, doutor em Educação com ênfase em cultura digital, incentivou os jovens a refletirem sobre suas escolhas de vida e carreira. “Vocês estão mudando a realidade de vocês e de suas famílias. Estão construindo uma nova Alagoas, são vetores de desenvolvimento. Se já temos pesquisadores aqui, imaginem quando vocês chegarem ao Ensino Superior”, afirmou.

Equilíbrio emocional em foco

Na tarde de quinta-feira, a palestra “Emoções que Ensinam”, ministrada pela administradora e estudante de psicologia Franciele Caetano, abordou o autoconhecimento e apresentou técnicas para lidar com emoções, ansiedade, procrastinação e preparação para avaliações.

As estudantes Maria Júlia Batista e Mikaelly Bezerra, da Escola Belarmino Vieira Barros, em Minador do Negrão, participaram do projeto “Meu Território: Conhecer para pertencer”, na Trilha de Iniciação em Artes, Cultura Popular e Economia Criativa. Ambas destacaram a importância do equilíbrio emocional diante dos desafios escolares.

“Eu achei muito bom porque é importante a gente ter um equilíbrio da nossa emoção. Eu me identifiquei com o que ela disse sobre a hora da prova, porque a gente estuda tanto e, na hora, acaba esquecendo, pela pressão que sente”, relatou Maria Júlia.

“Às vezes, a gente senta para estudar, não só na escola, mas em casa também, e fica com muita ansiedade. Depois, chega a prova e dá um branco. Vou buscar fazer o que a palestrante orientou, ajudou bastante”, complementou Mikaelly.

Sobre o programa

O Pibic Jr é uma ação conjunta da Secti/Fapeal, em parceria com a Seduc, integralmente financiada pelo Governo de Alagoas por meio do Programa Mais Ciência, Mais Futuro.