Ciência, tecnologia e inovação
China dá ''resposta'' à Nasa com lançamento de foguete Longa Marcha-10
País avança em nova corrida espacial e pretende levar astronautas à Lua até 2030
Na última quarta-feira (11), a Administração Espacial Nacional da China (CNSA) informou que os testes de voo de demonstração do foguete transportador Longa Marcha-10 foram realizados com sucesso. A demonstração tem como clara a intenção de mandar um ''recado'' aos Estados Unidos na corrida pela exploração da Lua.
Os testes foram realizados no Campo de Lançamento Wenchang, na Província de Hainan, que é uma ilha localizada ao sul do território chinês. Os chineses pretendem levar seus astronautas para a lua até 2030. A espaçonave Mengzhou, cuja tradução do nome é "Navio de Sonho", foi projetada principalmente para tal missão.
O foguete correspondeu às condições de manobras de escape à pressão dinâmica máxima, a Mengzhou recebeu um comando do foguete e executou com sucesso as operações de separação e escape.
O primeiro estágio do foguete e a cápsula de retorno da espaçonave tocaram as águas separadamente em áreas marítimas predeterminadas
Segundo a CNSA, os testes apresentaram vários destaques, incluindo um novo modelo de foguete, um novo modelo de espaçonave, uma nova plataforma de lançamento, e as tarefas de recuperação marítima.
No começo da semana, Elon Musk anunciou que está deixando a exploração do planeta Marte ''de lado'' para focar na exploração do território lunar. Os Estados Unidos pretendem construir uma base no satélite.


