Ciência, tecnologia e inovação
Planetas do sistema solar poderão ser vistos a olho nu ainda em fevereiro; saiba quando e como observar
Mercúrio, Vênus, Júpiter e Saturno poderão ser visualizados a olho nu
Um fenômeno no céu poderá ser avistado ainda neste mês de fevereiro. O evento se trata de um desfile de planetas, que aparecerão alinhados no horizonte. O fato poderá ser visto no céu a olho nu em diversas partes do globo, incluindo o Brasil.
Planetas visíveis
Os planetas Vênus, Mercúrio, Júpiter e Saturno poderão ser vistos sem a necessidade de aparatos, já Netuno e Urano serão visíveis apenas para quem utilizar binóculo ou telescópio.
Sobre o fenômeno
O alinhamento planetário geralmente ocorre em forma de arco, e se trata de um efeito visual dos corpos celestes, que parecem se alinhar no céu, quando na verdade estão a milhares de quilômetros de distância um do outro.
Dependendo da parte do mundo, o avistamento poderá variar em relação aos dias possíveis, para dias após ou dias antes. A visualização dos astros no céu terá mais precisão no dia 28 de fevereiro, sendo possível vê-los também em grandes cidades.
A previsão é que o evento seja visto cerca de 30 minutos após o sol se pôr, mas não há horário exato, e exige atenção e paciência para quem tiver curiosidade de contemplar o espetáculo.


