Ciência, tecnologia e inovação
Empresa da Embraer vende duas aeronaves elétricas para o Japão
Contrato prevê entrega de carros voadores em 2029
A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer dedicada ao desenvolvimento de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou a venda de dois veículos para a AirX, empresa japonesa especializada em transporte aéreo, atualmente com operações baseadas em helicópteros. O acordo inclui opção de compra de até 50 unidades, ampliando o potencial da parceria.
A entrega dos eVTOLs está prevista para 2029, com início das operações em Tóquio e Osaka, voltadas ao transporte de “última milha” em rotas turísticas. Esta é a primeira venda da Eve Air Mobility para a região da Ásia-Pacífico. Embraer e Eve participam do Singapore Airshow, um dos principais eventos do setor aeronáutico mundial.
Notícias relacionadas:
- Embraer fecha 2025 com a maior carteira de pedidos de sua história.
- Eve, da Embraer, faz primeiro voo do protótipo de "carro voador".
“Estamos entusiasmados em firmar parceria com a Eve Air Mobility para levar o transporte aéreo da próxima geração ao Japão”, afirmou Kiwamu Tezuka, fundador e CEO da AirX, em comunicado oficial sobre o acordo.
Segundo Tezuka, a colaboração reforça o compromisso das empresas com sustentabilidade e inovação, posicionando a AirX na vanguarda do mercado em evolução da mobilidade aérea.


