Ciência, tecnologia e inovação

Pesquisadora da UFAL é reconhecida internacionalmente em concurso de artigos científicos

Com temática antirracista, publicação será condecorada em Brasília em dezembroCom temática antirracista, publicação será condecorada em Brasília em dezembro

Por Redação com UFAL 03/12/2025 17h05 - Atualizado em 03/12/2025 17h05
Pesquisadora da UFAL é reconhecida internacionalmente em concurso de artigos científicos
Juliana Theodoro - Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

A vice-diretora do Instituto de Matématica da Universidade Federal de Alagoas, Juliana Theodoro, recebeu reconhecimento internacional ao ser premiada com a Cátedra Elena Piscopia, promovida pela Organização de Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e a Cultura (OEI). 

Em colaboração com a professora Cleonis Viater, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Juliana escreveu o artigo "Educação e Transição Justa: caminhos para a equidade social em tempos de transformação - matemática antirracista e decolonial como ferramenta de reparação histórica e tecnológica", que ficou em segundo lugar no eixo temático Educação e Capacitação Profissional.

A Cátedra Elena Piscopia surge de uma parceria entre a OEI e o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), juntamente com outras institutições acadêmicas nacionais e internacionais. Tem como objetivo impulsionar políticas públicas de inclusão que surgem através do conhecimento crítico e interdisciplinar. 

O prêmio carrega o nome da filósofa veneziana que foi a primeira mulher a receber um diploma universitário, cuja trajetória de superação inspira a luta por equidade que a honraria promove.

A matemática antirracista é um dos temas de pesquisa aplicados ao ensino básico e defende a necessidade de uma transformação profunda nos sistemas educacionais, utilizando a matemática como elemento central para promover a equidade social e combater o racismo estrutural.

“Estaremos juntas, além da publicação, recebendo esse prêmio que até agora estamos sem palavras. Eu só quero agradecer a cada minuto maravilhoso dessa parceria com a Profa. Cleonis, que é um exemplo de ser humano a ser seguido e que inspira a cada dia que tenho o privilégio de conhecer e trabalhar com ela. Que seja o primeiro de muitos trabalhos juntas”, afirmou a pesquisadora por meio de redes sociais.

A cerimônia de premiação ocorrerá neste mês de dezembro.