Ciência, tecnologia e inovação

Iniciativa premiada leva tecnologia e inovação para microempresas alagoanas

Plataforma oferece capacitação, mentoria e acesso gratuito ao SeverinoPro para micro e pequenas empresas

Por Assessoria 24/09/2025 17h05
Iniciativa premiada leva tecnologia e inovação para microempresas alagoanas
A ferramenta tem como foco em MEI e ME, com atenção especial para negócios liderados por mulheres, jovens e grupos de baixa renda - Foto: Assessoria

Promover a inclusão digital de micro e pequenas empresas do Agreste alagoano é uma das premissas centrais da plataforma Agreste Digital, iniciativa inovadora que conecta tecnologia, capacitação e mentoria em plena era da informação.

A ferramenta tem como foco Microempreendedores Individuais (MEI) e Microempresas (ME), com atenção especial para negócios liderados por mulheres, jovens e grupos de baixa renda, oferecendo acesso direto ao comércio eletrônico e novas oportunidades de crescimento.

Nesse processo, a Agreste Digital disponibiliza gratuitamente o SeverinoPro, software que simplifica a gestão de estoque, finanças, emissão de notas fiscais e vendas on-line, contribuindo para que pequenos negócios avancem em sua maturidade digital.

A solução foi premiada pelo edital E-commerce.BR, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Inscrita na categoria Comunicação e Integração Digital, nasceu a partir de uma rede de inovação formada pela startup PolarSoft, a Prefeitura de Viçosa (AL) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

De acordo com dados da plataforma, 71% das empresas brasileiras não utilizam ferramentas digitais e apenas 10% das vendas de e-commerce são oriundas do Nordeste. Para enfrentar esse cenário, a iniciativa propõe um processo estratégico que vai além da simples entrega de equipamentos, incluindo diagnóstico das empresas e melhorias nos processos por meio de uma plataforma escalável e adaptável a diferentes realidades de negócio.

O SeverinoPro é voltado para empresas que não podem perder tempo com implantações caras e demoradas. Em um único aplicativo, o usuário encontra recursos como:

• Gestão de contas;
• Gestão de estoque;
• Orçamento digital;
• Vendas;
• Emissão de notas fiscais;
• Notificações gerenciais;
• Importação de XML;
• Gestão de produção.

No projeto-piloto, 100 empresas serão capacitadas e 61 receberão gratuitamente uma assinatura de 12 meses do SeverinoPro, que integra planejamento de recursos empresariais, inteligência artificial, chatbot no WhatsApp e vitrine virtual.

A meta é elevar em 30% a maturidade digital das empresas, aumentar em 20% a produtividade e ampliar em até 25% as vendas on-line. Entre os setores beneficiados estão moda, alimentos e bebidas, cosméticos, vestuário, construção, saúde, beleza e bem-estar.

É importante salientar, que as empresas selecionadas terão acompanhamento com instrutores para manuseio da ferramenta, que irão auxiliar no funcionamento da gestão, fluxo de caixa, entre outros serviços, além de diversos workshops, que irão auxiliar no uso das ferramentas digitais, ajudando o gestor(a) a gerir o negócio com mais assertividade.

“O SeverinoPro será a tecnologia que dará suporte para alavancar esses resultados. Não se trata apenas de vender mais, mas de vender melhor, com gestão. Se aumentamos vendas sem organizar a gestão, a empresa pode quebrar, e não é isso que buscamos”, ressalta Rhafaella Karlla, diretora de projetos da startup.

Com isso, o projeto aposta na inclusão digital, no fortalecimento do comércio eletrônico e na consolidação do ecossistema empreendedor local, especialmente entre aqueles que enfrentam maiores barreiras de acesso à tecnologia.

Para fazer parte desse universo, os interessados(as) têm até o dia 30 de setembro de 2025 para se inscrever. As inscrições estão abertas no site e nas redes sociais no @agreste.digital, no Instagram.