Ciência, tecnologia e inovação
Maratona de programadores sobre segurança do trabalho abre inscrições e busca soluções inovadoras
Como educar e treinar os motociclistas utilizando novas abordagens e ferramentas para aprimorar a segurança no trânsito é um dos temas da maratona
A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal) apoiam o ‘Hackathon’ (evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação) que busca soluções inovadoras para segurança do trabalho e no trânsito, com foco específico em motociclistas. Promovido pelo Laboratório de Inovação Inclusiva (LIINC), o evento inscreve gratuitamente em https://liincados.com.br/desafio. A competição ocorre nos dias 24 e 25/05, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió.
O Desafio Inovação é uma maratona de programação que utiliza a metodologia do LIINC para estimular a cocriação de soluções. Durante o evento, as equipes inscritas terão 48 horas para desenvolver um protótipo ou MVP (produto minimamente viável) para um dos dois desafios propostos. Isto significa apresentar a versão mais simples e enxuta de um aplicativo ou sofwtare utilizando o mínimo possível de recursos para entregar a principal proposta de valor da ideia. Assim, é possível validar o produto como possível solução ou inovação, antes de seu lançamento no mercado.
Os desafios são: “Como podemos promover o cumprimento das regras de trânsito para reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas?” e “Como podemos educar e treinar os motociclistas utilizando novas abordagens e ferramentas para aprimorar a segurança no trânsito?”.
O Desafio Inovação está aberto a todos os interessados com mais de 18 anos, mas é especialmente direcionado a profissionais da área de segurança do trabalho e do trânsito, desenvolvedores/programadores, designers e pessoas que se interessem em propor soluções inovadoras. A participação requer equipes com, no mínimo três, e no máximo, cinco pessoas. A formação de equipes multidisciplinares é incentivada.
O evento contará com um time de mentores prontos para tornar possível o desenvolvimento das soluções. A estrutura do local conta com internet e espaços de trabalho. Além disso, serão oferecidos almoço e lanche da tarde durante os dois dias de evento. Os participantes devem levar seus próprios notebooks ou tablets, smartphones, adaptadores, carregadores e similares, ou seja, todo o material necessário para o desenvolvimento da solução.
As equipes vencedoras dos dois desafios receberão mentoria especializada para auxiliá-las no desenvolvimento de seus projetos. Além disso, todas as equipes participantes receberão certificados de participação.
Saiba mais
A empresa DProteção Segurança do Trabalho, com sedes em Alagoas, Pernambuco e Sergipe, realiza o ‘Hackthon’ junto com o LIINC. Além de Secti e Fapeal, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a loja Atlântica Motos apoiam o evento.