Ciência, tecnologia e inovação

GenAI: conheça a IA que pode criar medicamentos

O novo modelo permite o desenvolvimento de medicamentos utilizando menos mão de obra, economizando tempo e dinheiro

Por Olhar Digital 14/02/2024 08h08 - Atualizado em 14/02/2024 11h11
GenAI: conheça a IA que pode criar medicamentos
GenAI - Foto: Imagem: gerada por inteligência artificial/Shutterstock

A inteligência artificial está assumindo novas funções todos os dias. Um novo modelo de linguagem inspirado no ChatGPT agora pode criar fórmulas químicas para medicamentos. A GenAI faz o que é chamado de “Design de Medicamentos” e foi desenvolvida por cientistas da College of Science and Technology na Chapman University em Orange.

GenAI: o novo método de criar medicamentos

A equipe de pesquisa codificou um modelo de IA para aprender informações sobre produtos químicos e como eles interagem com proteínas.
Os pesquisadores combinaram duas técnicas de IA avançada: a “arquitetura de transformador codificador-decodificador” e o “aprendizado por reforço via pesquisa de árvore de Monte Carlo”.
Isso resultou na capacidade do GenAI: um modelo que pode gerar novas moléculas que obedecem às regras da química e biologia.
A criação pode ajudar na busca por novos medicamentos, sendo mais rápida e barata do que os métodos tradicionais.

Plataforma DrugAI

A plataforma onde é possível desenvolver novos remédios é chamada DrugAI. Nela, os usuários podem inserir sequências de proteína alvo – como a presente no avanço do câncer. A partir de informações como essas, o programa gera estruturas moleculares únicas e ainda realiza uma espécie de filtro para garantir a eficácia do medicamento.

O DrugAI foi treinado com dados do BindingDB e é capaz de identificar de 50 a 100 novas moléculas com potencial para inibir proteínas.

Ads by Kiosked

O método DrugAI é mais eficaz do que os convencionais

Os pesquisadores testaram o método de criação de medicamentos do DrugAI em comparação com outros métodos e descobriram que seus resultados eram tão bons ou até melhores em alguns casos. Também comprovaram que as fórmulas sugeridas pela plataforma são completamente novas.

Em um teste específico para encontrar medicamentos para COVID-19, o DrugAI também superou os métodos tradicionais, identificando rapidamente possíveis candidatos de uma forma mais eficiente e econômica.

Novas funções

Segundo o Medical Xpress, os pesquisadores criaram um algoritmo que pode ser facilmente modificado no futuro para adicionar novas funções. “Isso significa que, ao longo do tempo, poderão ser desenvolvidos medicamentos mais avançados e com uma maior chance de se tornarem medicamentos reais”, explicou o Dr. Hagop Atamian, um dos criadores do GenAI.

Detalhes sobre a plataforma foram divulgados em artigo publicado na revista Pharmaceuticals.