A trilogia que transformou o 'gigante' em mero pigmeu da gestão pública de Alagoas

Eleitor deve estar sempre atento a político que se põe acima de tudo e de todos e se julga onipotente

Por Blog do Romero 03/10/2026 14h02
A trilogia que transformou o 'gigante' em mero pigmeu da gestão pública de Alagoas
Renan mudou Alagoas investindo forte em educação, saúde e segurança - Foto: Reprodução

Educação, saúde e segurança. Nesta ordem. São os setores mais importantes, elementos fundamentais de uma sociedade organizada e, por cima, trilhando a rota do desenvolvimento.

A educação vem em primeiro porque, sem ela, as demais não funcionam. Um povo sem instrução não tem boa saúde e vive sob o império da violência, isto é, sem segurança.

Deve ter sido por isso que João Henrique Caldas escolheu esses três temas para questionar, criticar e tentar derrubar dois pilares da vida pública alagoana da atualidade: Renan Filho e Paulo Dantas.

O primeiro, como governador eleito e consagrado com reeleição, e o segundo como sucessor (também reeleito com méritos) e que mantém o povo de Alagoas como grande beneficiário da verdadeira mudança.

Aos fatos.

SEGURANÇA

O ex-prefeito JHC ataca os governos de Renan e Paulo denunciando uma situação de insegurança que, nos últimos 30 anos, só existiu quando o seu partido - o PSDB - governou Alagoas entre 2007 e 2014.

Estatísticas oficiais mostram que, atualmente, a taxa de homicídios diminuiu 58% em relação a 2011, início da série histórica e ano em que o partido de João Caldas filho estava no poder.

Para se ter ideia, somente Renan contratou mais de 20 mil policiais, todos devidamente concursados.

SAÚDE

Juntos, Renan Filho (oito) e Paulo Dantas (quatro) construíram doze grandes e modernos hospitais: Metropolitano, da Mulher, do Coração, da Criança, Regionais de Porto Calvo, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Delmiro Gouveia e por aí vai.

O mais recente acaba de ser inaugurado:

Hospital do Idoso, em Maceió. Outro, o de Viçosa, também está pronto. A dupla Renan/Paulo construiu mais de vinte UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e numerosas clínicas. Paulo ainda avançou criando o Saúde Até Você, programa que garante atendimento médico domiciliar online aos alagoanos, funcionando 24h por dia.

EDUCAÇÃO

Renan decolou com Escolas de Tempo Integral implantadas em Maceió e nos municípios. Fez concursos para o magistério, melhorou a remuneração dos professores e criou o Escola 10 (que vai ser Escola Mil), programa copiado pelo governo federal com o título de 'Pé de Meia'. Além, claro, do imbatível Ceche CRIA reforçado pelo aplaudido Cartão CRIA.

Paulo manteve a pisada, investiu mais no ensino e colocou Alagoas entre os melhores no IDEB. Não avançou mais porque o fracasso em Maceió, sob JHC, puxou a cotação do Estado para baixo.

São fatos.

Ou seja, o que o 'gigante' está prometendo fazer 'por toda Alagoas', Renan e Paulo já fizeram e fizeram bem feito.

E o 'gigante', o que fez?

Na Educação, colocou Maceió entre as últimas capitais na avaliação do IDEB. Priorizou obras de maquiagem em prejuízo do essencial: a educação.

Na Segurança, não nomeou um único agente da Guarda Municipal, que acabou vendo o seu contingente encolher 12%.

Na Saúde, fez um milagre: comprou um hospital, porém Maceió não ganhou um hospital, continuou com os mesmos que já existiam. Quanto? R$ 266 milhões. E entregou ao SUS. O anterior, da Gruta, deixou de existir, claro...

Em suma, está fácil perceber: a trilogia dos setores fundamentais do Estado mostra, com fatos e números, o que se pretende fazer 'por toda Alagoas', se a promessa de brincadeira conseguir hipnotizar os alagoanos tolos com a mágica de uma 'mudança' negada pela própria realidade maceioense.

Como disse certo estadista americano, o vivaldino pode enganar parte do povo por todo tempo, todo o povo por algum tempo, mas jamais enganará todo povo por todo tempo.

EM TEMPO

Sobre o debate que a Globo cancelou arrotando queixas, vale uma perguntinha: alguém se lembra de uma única ideia aproveitada de um debate entre políticos?

Blog do Romero

Política, governo, análises conjunturais, entrevistas e abordagens eleitorais

Pesquise no blog
Sobre o blog

Iniciou-se no Jornalismo como redator do Diário de Pernambuco. Foi editor do Diário da Borborema (PB) e do Jornal de Alagoas. Exerceu os cargos de secretário de Comunicação da Prefeitura de Maceió e do Estado de Alagoas.

Arquivo