Sem apoio de Paulo e Lula, aposta de JHC no 'tudo ou nada' confirma tacada de altíssimo risco

Ex-prefeito enfrenta ainda obstáculo irremovível: como disputar o governo sem candidato a presidente?

Por Blog do Romero 22/06/2026 13h01 - Atualizado em 22/06/2026 13h01
Sem apoio de Paulo e Lula, aposta de JHC no 'tudo ou nada' confirma tacada de altíssimo risco
JHC pode apoiar Flávio em seu reduto, mas capital só tem cerca de um quarto do eleitorado estadual - Foto: Reprodução

Os alagoanos irão às urnas em outubro para eleger seis candidatos, mas é sabido que o grande embate, aqui e no resto do país, será a sucessão presidencial.

A eleição de governador importa, claro, mas não tem a mesma dimensão e o magnetismo da escolha do próximo presidente da República.

E nesse previsível cenário, como se arranjará um candidato a governador sem nome para apoiar ao Palácio do Planalto, caso do ex-prefeito João Henrique Caldas?

Certo, ele até pode optar por Lula ou Flávio Bolsonaro, mas terá insanável dificuldade para se explicar ao eleitorado.

Com se sabe, em Alagoas, o mapa eleitoral está nitidamente traçado: Flávio (ou qualquer outro bolsonarista) ganha fácil na capital e perde mais fácil ainda no resto do estado.

Lembrando os números: Maceió tem pouco mais de 'um quarto' (644 mil) dos eleitores do estado (2 milhões 443 mil ) conforme dados oficiais do TSE.

E acontece que JHC sabe disso, como sabe também que a maioria folgada do interior vota em Lula.

Esse é um dos grandes desafios de JHC no processo eleitoral deste ano, desafio que não permite 'solução mágica' como apoiar o grego aqui e o troiano lá adiante...

E a dificuldade não para por aí. Além de não contar com o aval de Lula (amigo e aliado do pré-candidato a governador Renan Filho) João H Caldas tem pela frente um rolo compressor chamado Paulo Dantas em período de 'colheita', entregando obras prontas todo dia no estado inteiro.

Setores políticos, inclusive aliados de JHC, admitem o peso dos programas sociais de Lula, mas destacam a dinâmica e influência da gestão Paulo Dantas, um governador pródigo em inaugurações celebrando hoje mais de 70% de avaliação positiva.

Em contraposição, o ex-prefeito de Maceió agora percorre um trajeto marcado por escassez de obras na capital, cofres da Prefeitura vazios e, por cima, a repercussão do escândalo envolvendo as perdas milionárias dos aposentados e pensionistas vítimas da relação promíscua do IPREV com o Banco, Master, exatamente durante sua gestão na chefia do Município.

Tudo isso talvez explique porque já tem gente especulando uma hipótese cada dia com mais adeptos e uma interrogação: JHC pode desistir do governo e partir para uma das duas vagas do Senado?

Blog do Romero

Política, governo, análises conjunturais, entrevistas e abordagens eleitorais

Pesquise no blog
Sobre o blog

Iniciou-se no Jornalismo como redator do Diário de Pernambuco. Foi editor do Diário da Borborema (PB) e do Jornal de Alagoas. Exerceu os cargos de secretário de Comunicação da Prefeitura de Maceió e do Estado de Alagoas.

Arquivo