Renan e Paulo comemoram, enquanto oposição toma choque com nova notícia das Nações Unidas sobre Alagoas
Estado lidera avanço do Índice de Desenvolvimento Humano - lição para quem troca o 'ensinar' pelo 'enfeitar ruas e pintar asfalto'
Notícia boa, quanto mais, melhor. Os alagoanos ainda celebram a redução da violência - em especial a queda histórica dos crimes letais contra a vida - mas o fato novíssimo, grande marca, acaba de chegar também com força de conquista extraordinária: Alagoas vence todos os estados do Nordeste e lidera (em ritmo de avanço) o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, o ambicionado IDH-M.
Os números: em 2024, Alagoas atingiu o índice 0,746 e ingressou na faixa de Alto Desenvolvimento Humano reservado a unidades federadas com indicadores entre 0,700 e 0,799. Em 2012, início da série histórica, o IDH alagoano marcava apenas 0,657.
O salto foi um arraso!
Vitória espetacular, que choca e emudece a oposição e reduz a miniaturas políticos que só conseguem deslumbrar o cidadão enfeitando rua e pintando asfalto.
Quem atesta o avanço?
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano e com plataformas desenvolvidas em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Importância do avanço?
A máquina do crescimento alagoano foi turbinada pela educação, por um lado, e melhora da longevidade (saúde), por outro.
O ensino em Alagoas - os políticos focados e bem informados sabem disso - cresceu com mais escolas de tempo integral, mais professores, melhor remuneração, valorização profissional, escolas bem equipadas e deslanchou com o Programa Escola 10 criado em 2021 pelo governador Renan Filho.
Educação e expectativa de vida. Uma é consequência e resultado da outra, passando pela saúde. O ensino prepara, qualifica e abre espaço no mercado de trabalho. O salário, a renda melhora as condições de vida e, dessa forma, assegura a longevidade, ou seja, mais tempo de vida para as pessoas. É assim que funciona quando a educação avança, seja em Alagoas, no Brasil e em qualquer lugar do mundo.
O que mudou por aqui?
A mentalidade, o compromisso com a instrução. O salto começou com Renan Filho e ganhou impulso com Paulo Dantas.
No passado, políticos não investiam em educação (e ainda hoje, é só ver o ensino municipal em Maceió nos últimos anos) por ausência de 'retorno político imediato', isto é, recompensa eleitoral. Crianças passam anos frequentando a escola, antes de se converterem em eleitoras...
Essa visão indecente e irresponsável mudou a partir de Renan Filho, que priorizou a escola e está vendo Paulo Dantas investir pesado nessa prioridade. Afinal, com ela, a vida das pessoas melhora, as condições das famílias evoluem, as expectativas de vida se ampliam - e isso se chama Desenvolvimento Humano em nível Alto.
É um tema que, podem apostar, será abordado à exaustão na campanha eleitoral. Até porque, o avanço educacional obtido pelo Estado contrasta frontalmente com os índices críticos da educação municipal constatados durante a gestão do ex-prefeito João Henrique Caldas, o JHC, na capital alagoana.
.


