Comunicação pública é destaque em Ciclo Internacional com apoio da Secom-Alagoas

Wendel Palhares exalta novo tempo e salienta papel da gestão pública junto à sociedade

Por Romero Vieira Belo 18/12/2025 11h11 - Atualizado em 18/12/2025 11h11
Comunicação pública é destaque em Ciclo Internacional com apoio da Secom-Alagoas
Secretário Wendel Palhares defende comunicação pública interagindo com a sociedade - Foto: Reprodução

Numa eloquente defesa da comunicação como instrumento eficaz e indispensável à difusão de políticas públicas - socialmente participativas - o secretário de Comunicação Wendel Palhares colocou Alagoas em destaque na abertura do Ciclo de Conferências 'Avaliação de Políticas Públicas: Evidências para a Melhoria da Gestão e da Comunicação Governamental'. 

O encontro online reuniu autoridades e profissionais altamente qualificados em um painel internacional remoto, levado a efeito na manhã de quarta-feira (17 de dezembro).

Em sua intervenção, Wendel Palhares definiu o painel inaugural como histórico e sustentou que, ao longo do tempo, "a comunicação sempre fez parte do gabinete do gestor", significando que, assim exercida, "ela nunca foi pensada necessariamente como uma política pública". 

Lembrou, a propósito, que, ainda hoje, em países como Chile e Argentina, "a comunicação não funciona como uma Pasta, uma Secretaria, e sim como um "anexo do Gabinete Civil ou da Casa Civil, e isso diz muito como, em certos contextos, a gestão pública pensa a comunicação".

O secretário alagoano, porém, entende que isso mudou e não apenas por simples evolução, pois a Secretaria de Comunicação do Estado de Alagoas, fundada há 40 anos, mostra essa evolução, mas mostra também como é necessário o alcance da sociedade atual, em termos de redes sociais, interação digital, plataformização - numa era em que você está conectado, você está linkado numa extensão, que é o seu celular". 

Ele então propõe que a estrutura de uma comunicação pública organizada dialogue com o cidadão e funcione interagindo com a comunidade. 

A seguir, enfatizou: "Hoje, a comunicação publica é uma necessidade real. Conversar com o cidadão, dar acesso ao cidadão faz parte da comunicação pública. Ela faz parte de políticas públicas, e por isso é tão importante que esse Ciclo que se inicia hoje com o Governo do Estado de Alagoas se estenda, se espalhe e avance cada vez mais. Estamos empenhados nessa direção no Consórcio Nordeste de Comunicação".

Em suas considerações, Palhares asseverou que a comunicação pública não é mera divulgação de ações governamentais, mas parte inerente da gestão pública e é assim que ela precisa ser vista e absorvida em sua nova configuração.

Nesse sentido, reiterou o núcleo de abordagem recente em que definiu a comunicação pública como mecanismo capaz de produzir resultados financeiros concretos, sobretudo quando empreende campanhas de divulgação que acabam por influir diretamente na captação de recursos econômicos por parte do governo.

Outro ponto abordado: a luta incessante da comunicação pública - como faz a Secom-Alagoas - no combate sem trégua à desinformação, à propagação de fake news, enfim, à difusão de informações falsas que afrontam a opinião pública e desvirtuam o papel da Internet.

Ao longo de sua exposição, Wendel Palhares foi enfático ao defender uma comunicação pública sensível às demandas e opiniões da sociedade, cabendo-lhe escutar e considerar as manifestações do conjunto social, em função do que a gestão pública existe e opera.

E reafirmou que "estamos vivendo um momento novo na comunicação brasileira", lembrando que "a criação do Conselho Nacional de Secretarias de Comunicação atesta muito bem essa nova realidade", e assinalando que, em sucessivas oportunidades, "estamos procurando demonstrar como essa nova comunicação se posiciona". 

PARCERIA

Primeiro de uma série programada, o painel foi viabilizado mediante parceria entre o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) e a Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas (Secom-AL).

Basicamente, como definido em texto da Agência Alagoas, a conferência teve como objetivo central "debater metodologias, conceitos e a relevância da avaliação de políticas públicas como instrumento para o fortalecimento da governança democrática e da transparência na comunicação governamental".

PARTICIPAÇÃO

Além de Wendel Palhares e Ricardo Ramos Pinho (presidente do ISCSP-ULisboa), que se manifestaram na sessão de abertura, o painel inicial enfocou 'Avaliação de Políticas Públicas: Conceitos, Metodologias e Importância para a Governança Democrática”, inserido no eixo Comunicação e Política' e contou com os seguintes palestrantes:

- Joaquim Caeiro, docente do ISCSP-ULisboa;

- Paulo Simões, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste (Portugal) e docente do ISCSP-ULisboa;

- Luciana Santana, diretora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A seguir, um debate voltado para a 'Apresentação dos Programas Estratégicos de Políticas Públicas: Cidadania Digital e Regulação & Transparência da Comunicação Governamental' teve a participação de:

- Paulo Vitor Bispo, diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Salvador (Bahia);

- André Curvello, diretor de Comunicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Blog do Romero

Política, governo, análises conjunturais, entrevistas e abordagens eleitorais

News title
Pesquise no blog
Sobre o blog

Iniciou-se no Jornalismo como redator do Diário de Pernambuco. Foi editor do Diário da Borborema (PB) e do Jornal de Alagoas. Exerceu os cargos de secretário de Comunicação da Prefeitura de Maceió e do Estado de Alagoas.

Arquivo