Aprovação dispara e Paulo Dantas já está entre os melhores governadores do Brasil
Alagoano supera Tarcísio Freitas, de São Paulo, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul
Comandando uma gestão que não para de anunciar, começar e entregar obras, e cujos programas sociais vencem a fome, promovem inclusão escolar e melhoram as condições de vida da maior parcela da população alagoana, Paulo Dantas (MDB) acaba de ser muito bem recompensado, ao figurar entre os 10 governadores com maior taxa de aprovação em todo o País, segundo levantamento do Instituto Real Time Big Data.
De acordo com pesquisas realizadas entre outubro e dezembro de 2025, Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná obteve a maior aprovação entre os gestores estaduais, liderando isoladamente a preferência de 85% dos eleitores. Em segundo lugar aparece Helder Barbalho (MDB), governador do Pará com 82% de aceitação popular.
Aprovado por 68% dos eleitores de Alagoas, Paulo Dantas é o sétimo colocado no levantamento, vence Tarcísio Freitas (Republicanos com 60%), governador de São Paulo, o estado mais poderoso da federação, e também supera Eduardo Leite (PSD), gestor do Rio Grande do Sul e preferido de 62% dos entrevistados.
Cumpre anotar que esse levantamento do Real Time Big Data aferiu a 'aprovação pessoal' dos governadores, pois o mesmo Instituto já havia anunciando em novembro que, em Alagoas, o governo de Paulo Dantas tem aprovação de 70% da população.
Outro ponto digno de menção especial: ao superar Tarcísio de Freitas e Eduardo Leite, o alagoano Paulo Dantas coloca-se à frente de dois potenciais candidatos à presidência da República.
Eis o Ranking dos governadores mais bem avaliados no cenário nacional:
1 - Ratinho Júnior, Paraná (PSD) – 85%
2 - Helder Barbalho, Pará (MDB) – 82%
3 - Rafael Fonteles, Piauí (PT) – 81%
4 - Renato Casagrande, Espírito Santo (PSB) – 81%
5 - Fábio Mitidieri, Sergipe (PSD) – 72%
6 - Mauro Mendes, Mato Grosso (União) – 70%
7 - Paulo Dantas, Alagoas (MDB) – 68%
8 - Eduardo Leite, Rio Grande do Sul (PSD) – 62%
9 - Laurez Moreira, Tocantins (PSD) – 62%
10 - Tarcísio de Freitas, São Paulo (Republicanos) – 60%
11 - Jerônimo Rodrigues, Bahia (PT) – 48%
Em relação a Paulo Dantas, os números poderão mudar nas próximas sondagens, considerando que, em novembro, o governador alagoano deixou a oposição grogue ao anunciar decisões de grande impacto junto aos alagoanos, a saber:
1 - O maior concurso público da história de Alagoas, disponibilizando mais de 11 mil vagas em quase todos os setores da administração estadual;
2 - Um plano de obras estruturantes contemplando os 13 municípios da Grande Maceió, com investimentos orçados em cinco bilhões de reais;
3 - A liberação antecipada de um bilhão e 500 milhões de reais para pagamento de três folhas ao funcionalismo público (ativos, aposentados e também pensionistas) do Estado: 13º salário, já liberado em 26 de novembro, folha de novembro, paga no dia 28 passado, e salários de dezembro antecipados para o dia 19 deste mês em curso.
Tudo isso e mais as obras em andamento em todo o Estado, somadas aos investimentos previstos para 2026, tem potencial para transformar Paulo Dantas no personagem mais influente do processo eleitoral do ano vindouro, atuando sempre em parceria com o ministro Renan Filho e o senador Renan Calheiros, ambos também do MDB.

