Mel e própolis vermelha da orla lagunar ganham destaque na Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Cooperativismo
Casal de Coqueiro Seco apresenta produtos naturais produzidos em manguezais e destaca força da agricultura familiar em Alagoas
Na região da orla lagunar de Maceió, a produção de mel e própolis vermelha tem ganhado destaque graças ao trabalho de apicultores familiares como Claudineide da Costa e seu esposo Uedivaldo. O casal, que atua há 14 anos na apicultura, participou pela segunda vez da Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Cooperativismo, levando produtos legítimos do estado, como o mel da orla lagunar e a própolis vermelha extraída dos manguezais.
A própolis vermelha, considerada rara e valorizada por suas propriedades medicinais, é produzida pelas abelhas a partir do néctar da planta conhecida como Rabo de Bugio, encontrada em áreas de mangue. Claudineide explica que ela é excelente para aumentar a imunidade e tem um valor muito especial para a saúde.
Além do mel puro, vendido em embalagens de um litro com peso entre 1,3 kg e 1,4 kg e meio litro com cerca de 700g, o casal também oferece compostos com extrato de própolis, voltados especialmente para crianças. “A criança, às vezes, não gosta do sabor da própolis, porque ela é um pouquinho amarga. E quando bota com o mel, fica gostoso, e a criança acaba tomando”, contou ela.
Mesmo com o reconhecimento crescente, Claudineide destaca os desafios enfrentados pela agricultura familiar. Ela afirma que ainda não têm todos os selos necessários nem a tão sonhada casa de mel, mas estão trabalhando para alcançar esses objetivos.
“A gente começou pequenininho com o sonho de crescimento, e hoje, graças a Deus, fazemos parte de algumas feiras”, disse a apicultora. “Aqui eu já tenho uma clientela, porque participamos de outras feiras organizadas aqui e já tem um leque de pessoas que conhecem os nossos produtos”, complementou.
A Feira alagoana foi uma vitrine importante para os produtos do casal, que já conquistaram um público fiel. Claudineide conta que já tem uma clientela formada por participar de outras feiras organizadas na região e que é sempre uma alegria voltar.
Com preços acessíveis, o mel custa 15 reais e o composto com própolis vermelha, 35 reais. Os produtos reforçam o potencial da apicultura local e o valor da biodiversidade alagoana.


*Estagiário sob supervisão


