Governo revitaliza Secom após Palhares afirmar que comunicação pública também é investimento
Nova sede, situada no térreo do Palácio República dos Palmares, acaba de ser inaugurada
Na gestão pública eficiente, as coisas se encaixam, ideias e decisões se completam, nada é acidental, aleatório nem coincidência. Na tarde da quarta-feira, 29 de outubro, o secretário Wendel Palhares, ao lado de seu colega Vitor Pereira (secretário de Governo), que representou o governador Paulo Dantas, inaugurou a nova sede da Secretaria de Estado da Comunicação em um espaço térreo do Palácio República dos Palmares.
Durante o ato, prestigiado por autoridades, funcionários, representantes de veículos de comunicação e agências de publicidade, Vitor Pereira exaltou o papel da comunicação pública e resumiu:
- Temos sempre que ressaltar a importância da Secom, que acompanhou todo o processo político por que Alagoas passou desde a redemocratização até agora. Hoje, os desafios da comunicação são outros, mas vemos um trabalho com a inclusão de novas instruções, novos recursos, inclusive com inteligência artificial e com a informação verdadeira.
Baluarte da comunicação de Alagoas, o ex-secretário Joaldo Cavalcante, que dimensionou o desempenho da Secom dirigindo-a em três oportunidades, definiu:
- Este é um momento histórico, porque o espaço que está sendo inaugurado foi concebido neste contexto atual de digitalização da informação para receber, exatamente, todo o planejamento e a realização das atividades diárias. Portanto, todos estão de parabéns.
Presidente do Sindicato dos Jornalistas (Sindjornal), Alexandre Lino chamou o novo espaço de "moderno, arrojado e diferenciado" e "pronto para oferecer mais qualidade de trabalho aos profissionais da Secom".
Além de organizar e comandar o ato festivo, o secretário Wendel Palhares percorreu e apresentou as dependências reformadas da nova Secom com 16 salas, sendo 13 salas funcionais, além de copa e banheiros. A nova Secom também conta com uma sala do Sistema de Inteligência do Governo de Alagoas, sala de descanso e 23 baias de trabalho para os profissionais de Jornalismo, Fotografia, Radiojornalismo, Design e Marketing.
- Esse é mais um passo do governador Paulo Dantas voltado para a valorização da comunicação, dando sequência ao que já o consagra como o governador que mais investiu em comunicação pública. Hoje, a entrega é para quem trabalha diariamente com a comunicação. Agora, temos um espaço para receber todos os profissionais da comunicação do estado. Aqui serão dadas condições para que todos possam trabalhar, mas também para pensar, com inteligência, uma comunicação que sirva ao alagoano - disse Palhares.
A reforma custou R$ 700 mil, mas não é obra do acaso, e sim de uma interação entre o governo e uma das secretarias mais dinâmicas, pois foi materializada cerca de dois meses após Wendel Palhares defender que a comunicação pública concorre efetivamente para o aumento da arrecadação estadual. Com isso, ele sustentou que dinheiro empregado em comunicação também é investimento com retorno, e não apenas despesa.
Pela procedência e ainda pelo caráter original da afirmação de Wendel Palhares, o colunista produziu à época um comentário sobre o tema, cuja íntegra reproduzo a seguir:
"Wendel Palhares define comunicação oficial como investimento e fomento à arrecadação
O tema é instigante, tem jeito de tese com capacidade de atrair a atenção do meio jornalístico e, especialmente, dos gestores públicos: mais do que mecanismo de divulgação, a comunicação pública representa investimento com potencial de retorno e apoio à arrecadação de estados e municípios.
O enunciado foi exposto pelo secretário de Comunicação de Alagoas, jornalista Wendel Palhares, durante evento na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e rompe de vez com a velha máxima segundo a qual comunicação oficial é ‘gasto supérfluo’ a serviço de governantes com ambições políticas.
O olhar seletivo de Wendel Palhares joga luz sobre um espaço meio turvo da comunicação, ao propor que o gestor que patrocina comunicação também está concorrendo para gerar economia.
Diz o secretário: “Durante muito tempo, se identificou a comunicação apenas como divulgadora, mas a gente tem um papel que vai além da divulgação: ajudar na economia e na solução de problemas”.
Mais do que um conceito inovador, pois que ninguém até aqui, no comando de um órgão de comunicação, percebera o poder que a divulgação institucional pode ter na geração de ganhos financeiros, a proposta do secretário alagoano deve, sim, mexer com os prefeitos associados à tradicional AMA, aos quais se dirigiu durante o lançamento do ‘Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora’.
E aproveitou para uma conclamação:
"Estudem a possibilidade de estruturar as secretarias de Comunicação. Elas podem ser parte da solução da gestão, melhoria da arrecadação e cumprimento de metas sociais ", disse e revelou, citando exemplo prático e doméstico, campanhas institucionais realizadas pela Secom-Alagoas que geraram retorno financeiro em arrecadação, três vezes maior do que os valores investidos pelo Governo do Estado.
Tratou-se, com certeza, de uma espécie de jornada por ‘mares nunca dantes navegados’, como diria o vate lusitano, posto que representou uma abordagem inédita enfocando um tema e uma proposta que poderão mobilizar prefeitos alagoanos para a estruturação e mesmo criação de Secretarias de Comunicação.
Atento à dissertação de Wendel Palhares, o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, reforçou a importância de se conferir mais atenção à Comunicação ao revelar que, atualmente, apenas 12 dos 102 municípios alagoanos contam com comunicação estruturada. “Muitas vezes, a comunicação institucional acaba sendo feita pelos profissionais sobrecarregados, que acumulam funções”.
Enquanto bate de frente com a teoria do ‘gasto supérfluo’ atribuído à Comunicação pública, o secretário Palhares incentiva os gestores municipais a olharem com mais interesse para a ideia de planejar e executar campanhas que, divulgando produtos agrícolas, artesanais, industriais e sobretudo o turismo, possam melhorar as arrecadações municipais.
Vale assinalar que a opinião de Wendel Palhares se materializa plenamente nos avanços do turismo, um setor que gera mais empregos, renda, arrecadação tributária e movimenta a economia em geral quando cidades são objeto de campanhas de divulgação visando atrair turistas de outros estados, regiões e até do exterior. (Publicado no Blog de Romero Vieira Belo em 14 de agosto de 2025)".


