Fazenda Recanto, em Chã Preta, alcança índice histórico de 90% de prenhez em novilhas Nelore
Sob a supervisão do veterinário Davi Soutinho, propriedade em Chã Preta consolida avanço genético no rebanho Nelore e adota seleção por descarte como base do sucesso

A Fazenda Recanto, localizada em Chã Preta, no interior de Alagoas, e pertencente aos irmãos Barros Correia, consolidou um importante avanço no melhoramento genético de seu rebanho Nelore, alcançando resultados expressivos em eficiência reprodutiva.
O trabalho de seleção, que foca na evolução genética contínua de touros e novilhas, é conduzido sob a supervisão do médico veterinário Davi Soutinho, da Equipe DS.
A propriedade implementou um processo rigoroso de avaliação e manejo que culminou em uma taxa de prenhez positiva superior a 90% em novilhas, utilizando exclusivamente a técnica de inseminação artificial. O sucesso reprodutivo é atribuído à seriedade e à rigidez no manejo, conforme relatado pelo veterinário.
A alta taxa de prenhez em novilhas é um resultado notável, especialmente porque esta é considerada uma categoria difícil na pecuária. "Conseguimos passar de 90% nessa categoria e só com inseminação", destacou Soutinho, ressaltando que o gado PO (Puro de Origem) não utiliza touros de repasse, o que exige alta fertilidade e resposta ao manejo de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo).
A estratégia central que sustenta o melhoramento genético é a seleção por descarte, método que permite manter apenas os animais que demonstram o mais alto desempenho reprodutivo e produtivo. Davi Soutinho enfatizou o grau de compromisso necessário para a gestão de um rebanho de excelência: "Ele dá essa responsabilidade para gente que é uma responsabilidade muito grande, até por ser um rebanho de alto valor genético, mas na parte reprodutiva tem que ser assim, tem que ser rígida."
O criador Celso Barros Correia apoia integralmente essa metodologia, concedendo "carta branca" à equipe de manejo. A confiança no processo é justificada pela eficácia técnica. "A seleção por descarte com certeza é a mais eficiente, principalmente na parte produtiva", afirmou.
Os animais selecionados são criados "a pasto", sem o uso de ração ou suplementação especial para as matrizes, focando na produção de "bezerro a pasto na vacada comercial", com o objetivo de oferecer uma genética comprovada de "criador para criador".
Para garantir a qualidade, todos os animais ofertados, como os touros que seguem para a feira ou leilões, possuem a garantia reprodutiva, com andrológicos positivos e exames sanitários em dia, incluindo brucelose e tuberculose. A qualidade genética do rebanho está disponível para compra diretamente na fazenda.