Wendel Palhares define comunicação oficial como investimento e fomento à arrecadação
Na AMA, secretário cita exemplo da Secom de Alagoas e lança conclamação aos prefeitos

O tema é instigante, tem jeito de tese com capacidade de atrair a atenção do meio jornalístico e, especialmente, dos gestores públicos: mais do que mecanismo de divulgação, a comunicação pública representa investimento com potencial de retorno e apoio à arrecadação de estados e municípios.
O enunciado foi exposto pelo secretário de Comunicação de Alagoas, jornalista Wendel Palhares, durante evento na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e rompe de vez com a velha máxima segundo a qual comunicação oficial é ‘gasto supérfluo’ a serviço de governantes com ambições políticas.
O olhar seletivo de Wendel Palhares joga luz sobre um espaço meio turvo da comunicação, ao propor que o gestor que patrocina comunicação também está concorrendo para gerar economia.
Diz o secretário: “Durante muito tempo, se identificou a comunicação apenas como divulgadora, mas a gente tem um papel que vai além da divulgação: ajudar na economia e na solução de problemas”.
Mais do que um conceito inovador, pois que ninguém até aqui, no comando de um órgão de comunicação, percebera o poder que a divulgação institucional pode ter na geração de ganhos financeiros, a proposta do secretário alagoano deve, sim, mexer com os prefeitos associados à tradicional AMA, aos quais se dirigiu durante o lançamento do ‘Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora’.
E aproveitou para uma conclamação:
"Estudem a possibilidade de estruturar as secretarias de Comunicação. Elas podem ser parte da solução da gestão, melhoria da arrecadação e cumprimento de metas sociais ", disse e revelou, citando exemplo prático e doméstico, campanhas institucionais realizadas pela Secom-Alagoas que geraram retorno financeiro em arrecadação, três vezes maior do que os valores investidos pelo Governo do Estado.
Tratou-se, com certeza, de uma espécie de jornada por ‘mares nunca dantes navegados’, como diria o vate lusitano, posto que representou uma abordagem inédita enfocando um tema e uma proposta que poderão mobilizar prefeitos alagoanos para a estruturação e mesmo criação de Secretarias de Comunicação.
Atento à dissertação de Wendel Palhares, o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, reforçou a importância de se conferir mais atenção à Comunicação ao revelar que, atualmente, apenas 12 dos 102 municípios alagoanos contam com comunicação estruturada. “Muitas vezes, a comunicação institucional acaba sendo feita pelos profissionais sobrecarregados, que acumulam funções”.
Enquanto bate de frente com a teoria do ‘gasto supérfluo’ atribuído à Comunicação pública, o secretário Palhares incentiva os gestores municipais a olharem com mais interesse para a ideia de planejar e executar campanhas que, divulgando produtos agrícolas, artesanais, industriais e sobretudo o turismo, possam melhorar as arrecadações municipais.
Vale assinalar que a opinião de Wendel Palhares se materializa plenamente nos avanços do turismo, um setor que gera mais empregos, renda, arrecadação tributária e movimenta a economia em geral quando cidades são objeto de campanhas de divulgação visando atrair turistas de outros estados, regiões e até do exterior.