Marketing: agência utiliza IA para alavancar vendas em feirão de seminovos
Pé-Quente Publicidade chamou a atenção dos consumidores e do mercado ao criar peças com personagens gerados por ferramentas de IA

Mais uma edição do "Duelo dos Seminovos" foi concluída no último domingo (3), em Salvador, com muita comemoração por parte dos lojistas e clientes que geraram mais de 300 vendas em apenas três dias de evento, com um faturamento que se aproximou dos R$ 25 milhões, tendo mais de R$ 7,5 milhões em financiamentos do banco parceiro, o Bradesco.
Uma grande fatia desta celebração tem sido dirigida à aplicação de criatividade e tecnologia em meio às estratégias de marketing utilizadas para driblar fatores de conjuntura, como a alta na taxa Selic, eventos esportivos e manifestações públicas no mesmo fim de semana, concorrendo com a realização do feirão.
A agência baiana Pé-Quente Publicidade, sediada na capital baiana, é a criadora do tradicional "Duelo dos Seminovos".
Nesta 27ª edição, a companhia lançou uma campanha inovadora que utilizou a Inteligência Artificial (IA) como fio condutor criativo para promover o evento realizado no estacionamento do Assaí, na Avenida Paralela.
Nas peças publicitárias, veiculadas em meios de comunicação on e offline, personagens gerados por ferramentas de IA assumiam o protagonismo, provocando o público com frases bem-humoradas como: "Se eu fosse real, iria correndo aproveitar!" ou "Se a gente fosse real, aproveitaríamos pra comprar nosso carro".
Em uma das peças, inclusive, uma personagem chega a declarar: “Se eu fosse real, gostaria de viver a emoção de comprar um carro no feirão”.
Segundo os organizadores, o diferencial da campanha foi justamente escancarar o uso da tecnologia, deixando claro que os personagens não eram reais e, por isso mesmo, não poderiam aproveitar as condições exclusivas do evento.
A abordagem, claro, despertou curiosidade, empatia e engajamento, conectando o público com o tema do momento: o avanço das IAs e seus impactos na comunicação.
“O uso da IA foi pensado para gerar conversa e associar o evento a uma temática atual, mas sem tentar enganar. A sacada foi justamente dizer que a IA estava ali, que aqueles personagens não eram reais — e, portanto, não poderiam aproveitar as oportunidades. Só quem é real pode. Só quem é real pode aproveitar os descontos e condições de financiamento reais no 'Feirão Duelo dos Seminovos'”, explicou Cleiton Ramos, diretor de criação da Pé-Quente Publicidade.
O "Feirão Duelo dos Seminovos" é realizado pela Associação dos Revendedores de Veículos do Estado da Bahia (Assoveba) em parceria com a agência Pé-Quente Publicidade.
O evento é considerado um dos maiores do setor no Brasil, reunindo dezenas de revendas

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.