Cesar Romão realiza palestra com o tema 'A Inteligência Artificial na Vida e na Carreira' em São Paulo
Evento reuniu importantes representantes do meio rotariano, além de convidados externos interessados nas transformações causadas pela tecnologia no cotidiano

Na última terça-feira, 22 de julho, o professor, advogado, jornalista e presidente do Conselho Superior da Associação Paulista de Imprensa, Cesar Romão, ministrou uma palestra com o tema “A Inteligência Artificial na Vida e na Carreira”, na sede do Rotary Club Aeroporto, localizada no bairro do Campo Belo, em São Paulo.
O evento reuniu importantes representantes do meio rotariano, além de convidados externos interessados nas transformações causadas pela tecnologia no cotidiano e no ambiente profissional. Entre os presentes estavam Silvia Camisa Nova, presidente do Rotary Club Aeroporto, além dos governadores do Distrito 4420 de Rotary International, Luiz A. Pirola, Cláudio Takata e Hiroshi Shimuta. Também marcaram presença membros do E-Club 4420, como Dr. Marcus Buim, José Roberto, Isydoro Jr. e João Vitor Thomaz Machado e João Costa, jornalista e assessor de imprensa além de convidados como a psicóloga, palestrante e escritora Elaine Santos, a escritora Suely Buriasco e Naldo Koba.
Durante a palestra, Cesar Romão abordou de forma instigante os impactos da inteligência artificial no comportamento humano e nas dinâmicas profissionais, reforçando a importância de preservar a criatividade e a cognição humana frente ao uso crescente de tecnologias automatizadas. Segundo ele, ações simples como escrever à mão ou produzir conteúdos autorais são fundamentais para manter o cérebro ativo e evitar uma dependência excessiva de recursos digitais.
O especialista também alertou para os riscos de uma adoção irrefletida da IA, destacando a necessidade de um uso responsável, ético e equilibrado da tecnologia, sempre com foco na preservação do protagonismo humano.
A palestra foi amplamente elogiada pelos participantes, que destacaram a relevância e a atualidade do tema, bem como a linguagem acessível e envolvente utilizada por Romão ao tratar de um assunto tão complexo e urgente.

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.