Coluna do João Costa

Informativo, opiniões, entrevistas. Política, mundo, Brasil, artes, variedades. 

O premiado jornalista João Costa escreve, em sua coluna no Jornal de Alagoas, sobre os mais diversos temas, com a habilidade e experiência adquiridos a longos de anos de profissão traz conteúdos de credibilidade e produzidos com criteriosa apuração. 

Miami anuncia noite cultural com artistas visuais e músicos brasileiros

Com entrada gratuita, o Miami Hispanic Cultural Arts Center destacará a mostra “De-construcción” e o show “Rock & Roots – Conexões Musicais Goiás”

Por Blog do João Costa 09/06/2025 07h07
Miami anuncia noite cultural com artistas visuais e músicos brasileiros
. - Foto: Assessoria

O Miami Hispanic Cultural Arts Center será palco, no próximo dia 13 de junho, de um encontro vibrante entre as artes visuais e a música brasileira contemporânea. A data marca a abertura da exposição “De-construcción”, que reúne obras produzidas pelos artistas goianos Gerson Fogaça e Sandro Tôrres, além da estreia internacional do show “Rock & Roots – Conexões Musicais Goiás”, liderado por Nila Branco e Almir Pessoa. Ambos os eventos têm entrada gratuita.

A mostra “De-construcción” chega a Miami após passar pela capital cubana, Havana, dando continuidade à sua proposta de diálogo entre culturas por meio da arte contemporânea. Com curadoria de Dayalis González Perdomo, a exposição apresenta cerca de 20 obras que exploram os processos de desconstrução e reconstrução da imagem na pintura contemporânea. Os artistas criam, através de fragmentações e recombinações visuais, narrativas que oscilam entre figuração e abstração, convidando o público a uma experiência sensorial e conceitual profunda.

Gerson Fogaça, nascido na cidade de Goiás, em 1967, é um artista plástico reconhecido por suas exposições nacionais e internacionais. Já participou de mostras em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, e em diversos países como Alemanha, México, Espanha, Bélgica, Argentina, Chile, Estados Unidos, França e Bolívia. Em 2024, expôs no MOCAA (Museum of Contemporary Art of the Americas), em Miami, e no Centro Cultural Futurama, na Cidade do México. Em 2025, apresentou a mostra “Liquid Cities” na Sanger Gallery, principal espaço do The Studios of Key West, na Flórida. Além da exposição em Miami, tem programadas mostras na Espanha, Argentina e México.

Sandro Tôrres, nascido em Goiânia, em 1970, é artista visual, escritor e mestre em História da Arte pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Sua formação plural inclui também passagens pelo Direito, Literatura, Cinema, Publicidade e Televisão. Tôrres desenvolveu uma carreira marcada por experimentações visuais e diálogos com diferentes linguagens, resultando em uma produção conceitual e múltipla. Participou de dezenas de exposições individuais e coletivas. Suas obras figuram em acervos públicos e privados, revelando uma abordagem sobre temas como identidade, memória e transformações urbanas.

Musicalidade

Para completar a programação, o show “Rock & Roots” traz uma fusão surpreendente entre o vigor do rock e a tradição da música caipira brasileira. No palco, a voz potente da cantora Nila Branco , que já teve músicas feitas para novelas Brasileiras - se encontra com a técnica refinada do violeiro Almir Pessoa, criando um espetáculo contemporâneo e popular, com versões ousadas de clássicos como Índia e Another Brick in the Wall. Após a estreia em Miami, o show segue para o Brasil com apresentações em Goiás e Goiânia.

A estreia internacional desses projetos marca uma nova fase de intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos, reforçando a potência e a diversidade da arte brasileira contemporânea. Os eventos contam com o apoio da G.A.L.A Foundation, sediada em Miami,
que tem promovido ações de valorização das expressões artísticas latino-americanas em território norte-americano.

Serviço:

Exposição “De-construcción” + Show “Rock & Roots”
Miami Hispanic Cultural Arts Center – 111 SW 5th Ave, Miami, FL
13 de junho de 2025 A partir das 19h – Entrada gratuita

News title
Pesquise no blog
Sobre o blog

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

Arquivo