Renan destaca avanços da economia alagoana e alta do PIB nacional além das projeções
Senador antecipa que está pronto para apoiar mais uma vez o projeto político de Lula

"Apesar dos juros altos e das ameaças externas, a economia brasileira segue mostrando vitalidade. A prévia do PIB (Produto Interno Bruto) indica crescimento além das projeções, puxado principalmente pelo aumento da renda. Governo no rumo certo".
O comentário, postado nas redes sociais, é do senador Renan Calheiros (MDB), baseado em informação divulgada neste início de semana pelo Banco Central dando conta de que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado a 'prévia' do Produto Interno Bruto (PIB), registrou crescimento de 1,3% no primeiro trimestre de 2025.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. O resultado oficial do período, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será divulgado em 30 de maio.
O BC explica que, se o PIB cresce, significa que a economia vai bem e produz mais. Se o PIB cai, quer dizer que a economia está encolhendo. Ou seja, o consumo e o investimento total é menor. Entretanto, nem sempre crescimento do PIB equivale a bem estar social.
A postagem no X (antigo Twitter) mostra mais uma vez Renan Calheiros torcendo e apoiando o governo do presidente Lula, que tem contado com a cooperação do parlamentar alagoano, até recentemente como presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) e, agora, como presidente da CAE, a influente Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal.
O entendimento do senador Renan é simples e objetivo: se o Produto Interno está crescendo, significa que a economia de um modo geral está evoluindo positivamente, o que põe em plano secundário as distorções pontuais - como o aumento desproporcional de alguns alimentos – desafio, aliás, que está sendo enfrentado pelo governo federal.
Nesse contexto, ele aproveitou a correlação dos temas para postar a seguinte observação trazendo a abordagem para Alagoas: "O número de novas empresas em nosso Estado bateu recorde neste primeiro trimestre, o que se traduz em mais emprego e renda e mostra que Alagoas está no caminho certo".
Com relação ao governo Lula, que tem investido grandes volumes de recursos em obras físicas executadas em Alagoas (boa parte graças à presença do alagoano Renan Filho como ministro dos Transportes), Renan Calheiros já se antecipou com o anúncio de que marchará mais uma vez apoiando o projeto político do presidente petista em 2026.
A colocação não apenas mostra Renan alinhado com o presidente Lula, de quem é amigo e aliado de muitas batalhas políticas, mas serve também para desfazer rumores infundados (um registro feito pelo jornalista Ricardo Noblat há 20 anos e republicado agora fora do contexto) de que o senador alagoano estaria insatisfeito e ameaçando se distanciar do governo Lula.
Aos incrédulos de memória curta, Renan lembra que há menos de um mês acompanhou Lula na viagem ao Vaticano para o funeral do Papa Francisco.