Paulo Dantas decide: “Fico no cargo até o fim”
Governador resolve priorizar obras e fortalecer grupo político nas eleições de 2026
Em tom categórico, o governador Paulo Dantas (MDB) acaba de colocar um ‘ponto final’ nas especulações sobre seu futuro político, ao anunciar que já tomou a decisão de não concorrer a nenhum cargo nas eleições de 2026, quando os alagoanos irão às urnas para eleger presidente da República, governador, 2 senadores, 9 deputados federais e 27 deputados estaduais.
A posição do governador veio a público após publicação de matéria indicando a possibilidade de uma candidatura sua ao Senado, daqui a dois anos, hipótese que, se fosse confirmada, resultaria em sua renúncia ao cargo até abril de 2026, passando a chefia do Executivo para o vice-governador Ronaldo Lessa.
Com gestão operosa e bem avaliada, Paulo Dantas vem se projetando como um dos governadores com maior volume de obras e programas sociais da história de Alagoas, equiparando-se a Divaldo Suruagy e Renan Filho.
ENTREVISTA
Nesta terça-feira (29), em entrevista ao jornalista Edivaldo Júnior (Gazetaweb) Paulo Dantas anunciou em tom decisivo: “Vou ficar até o final do mandato”, isto é, até 31 de dezembro de 2026.
Afirmando que, até o final do governo, estará focado na execução de obras estratégicas e no fortalecimento do estado, ele disse que pretende pavimentar o caminho para seu grupo político nas próximas eleições, e listou, entre suas prioridades, a reeleição do senador Renan Calheiros e a eleição de um sucessor que dê continuidade às políticas do MDB no governo estadual.
APOIO AO GRUPO
Paulo Dantas trabalha por um projeto que, além de fortalecer a infraestrutura do estado, visa consolidar a influência do seu grupo político, com o objetivo de manter um projeto que tem feito Alagoas avançar cada vez mais, conforme destacado no Blog do Divaldo Júnior.
- Nosso Estado tem o maior crescimento do PIB no Nordeste, um dos maiores do Brasil. Melhoramos na saúde, na educação, em todos os setores. Esse projeto precisa continuar, para Alagoas continuar avançando no caminho certo. Tomo essa decisão pensando no nosso estado, na nossa gente – diz o governador.
META PARA 2026
Um dos grandes vitoriosos da eleição municipal, Dantas estará engajado na eleição de seu sucessor e vai se empenhar para seu grupo manter uma base majoritária na Assembleia Legislativa e conquistar a maioria da bancada federal.
Na entrevista, o governador salientou que sua permanência no governo vai permitir que ele execute novos projetos e conclua muitas obras até 2026, todas importantes para o desenvolvimento do Estado, a exemplo do ‘Alagoas Sem Fome, programa que já conseguiu reduzir em 23% o número de alagoanos em situação de pobreza.
GRANDES OBRAS
Recheada de planos, a agenda de Paulo Dantas busca viabilizar, dentre outros, os seguintes projetos:
- Conclusão dos Aeroportos de Maragogi e Penedo: ambos são peças-chave para alavancar o turismo e a economia local;
- Duplicação de rodovias e o trecho Norte da AL-101: Dantas reafirmou que as duplicações de rodovias, incluindo a importante AL-202 até Delmiro Gouveia, estão entre as prioridades de sua gestão.
- Hospitais e Educação: conclusão dos Hospitais Regionais do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios; o Metropolitano do Agreste, em Arapiraca; e o Hospital do Idoso, em Maceió. Nas áreas de educação, a entrega de creches e escolas reforça o compromisso do governo com o desenvolvimento humano.
- Canal do Sertão e Mais Água Alagoas: a finalização do trecho cinco do Canal do Sertão e o programa Mais Água Alagoas, que receberá investimentos de mais de R$ 1 bilhão para garantir abastecimento a diversas cidades, reforçam o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população.
- Vou até o final, focado na gestão, com o compromisso de manter o estado equilibrado, crescendo e fazendo grandes obras para nosso povo. Quero entregar o governo melhor do que encontrei e espero que o meu sucessor dê continuidade ao trabalho que estamos realizando, que é fazer uma gestão com responsabilidade fiscal e social, atraindo grandes investimentos para Alagoas, fazendo grandes obras, mas sobretudo, melhorando os indicadores sociais e de educação – afirmou o governador.