AL Rural

Blog sobre o setor rural de Alagoas

Projeto de agroecologia no Alto Sertão alagoano atenderá oito municípios

Projeto tem objetivo de fortalecer os sistemas agroalimentares da região por meio da valorização da diversidade produtiva, social, ambiental e cultural

Por Embrapa 09/04/2024 09h09
Projeto de agroecologia no Alto Sertão alagoano atenderá oito municípios
Comitê de gestão compartilhada - Foto: Reprodução

O alto sertão alagoano, historicamente ocupado por uma rica diversidade socioambiental, foi escolhido para o desenvolvimento do projeto "Agroecologia e Desenvolvimento Territorial no Alto Sertão Alagoano", coordenado pela Embrapa Alimentos e Territórios. A primeira ação formal, no município de Inhapi, contou com uma reunião para a constituição de um comité de gestão compartilhada.

O território integra oito municípios (Água Branca, Canapi; Delmiro Gouveia; Inhapi; Mata Grande, Olho D'Água do Casado; Pariconha e Piranhas) e conta com presença de povos indígenas, comunidades Quilombolas e agricultores familiares, que tradicionalmente praticam uma agricultura diversificada dependente de chuva, associada à pecuária (em especial de ovinos e caprinos) e ao extrativismo vegetal.

O comitê de gestão compartilhada do projeto é composto por representantes do Fórum de Secretários de Agricultura dos municípios do território Alto Sertão Alagoano, pelo Colegiado Territorial do Alto Sertão Alagoano, sociedade civil organizada, gestores públicos, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Cooperativa dos Pequenos Produtores Agrícolas Bancos Comunitários de Sementes (Coppabacs) e Criativo.

Iniciado em março de 2024, o projeto tem como objetivo fortalecer os sistemas agroalimentares da região por meio da valorização da diversidade produtiva, social, ambiental e cultural. Estão previstas a realização de capacitações com o intuito de favorecer a construção coletiva de conhecimentos geradores de autonomías junto aos atores locais em temas relevantes. Também, tem como meta a implantação e monitoramento de oito Unidades de Aprendizagem e Pesquisa Participativa (UAPP), envolvendo sete tecnologias sociais geradas pela Embrapa e parceiros: Sisteminha Embrapa, Sistema de Reuso de Água (Bioágua); Biodigestor, Sistema de Criação e Multiplicação de Galinha de Capoeira; Produção orgânica de mudas de hortaliças em viveiro; Produção e Manejo de Sementes Crioulas e Sistemas Agroflorestais.

Pesquise no blog
Sobre o blog
Arquivo