AL Rural

Blog sobre o setor rural de Alagoas

O que plantar em abril? Veja 15 opções de frutas, legumes e vegetais para cultivar este mês

Alface, Cenoura, Coentro e Melão são algumas das opções

Por Globo Rural 02/04/2024 14h02 - Atualizado em 02/04/2024 14h02
O que plantar em abril? Veja 15 opções de frutas, legumes e vegetais para cultivar este mês
Veja 15 opções de plantas para cultivar neste mês - Foto: Freepik

Deseja ter uma horta, mas ainda não sabe o que escolher para cultivar? Entenda que as frutas e hortaliças possuem um momento certo de plantio em razão do clima predominante em cada uma das cinco regiões do Brasil.


Abaixo, confira 15 opções para plantar e os benefícios do consumo nas refeições


Abóbora

Em razão das diferentes variedades no mercado, a abóbora é versátil e usada em muitos pratos da gastronomia, como saladas, sopas, pães, bolos, doces, geleias, etc. A hortaliça tem poucas calorias, muitas vitaminas e rápida digestão pelo organismo.

Para plantar em abril, recomenda-se a preparação de um solo arenoso, profundo e bem drenado. Depois, basta colocar três sementes em cada cova. A colheita acontece em até 120 dias.

Alface


A hortaliça de folhas comestíveis, sendo crespas ou lisas, pode ser plantada em todas as cinco regiões porque possui variedades que se adaptam aos diversos climas.

O plantio, geralmente, acontece por meio de mudas cultivadas em sementeiras ou bandejas com solo nutritivo e substrato. A colheita para consumo é rápida: em cerca de 50 dias.

Batata


Uma das hortaliças mais consumidas em todo o mundo, a batata é acompanhamento de diversas preparações e também prato principal, seja frita, cozida ou assada. No Sudeste e Centro-Oeste, o cultivo acontece entre abril e maio e demora cerca de 120 dias para chegar até as feiras e supermercados.

Ela fornece energia e também é importante fonte de sais minerais.

Beterraba


Usada na forma crua em saladas ou sucos e também cozida, a hortaliça oferece benefícios à saúde, como função diurética e combate à anemia. Além da raiz, as folhas também são nutritivas, com cálcio, ferro e vitaminas na composição.

O plantio da beterraba é feito a partir de abril no Nordeste e no Centro-Oeste, enquanto no Sul e Sudeste acontece durante todo o ano. O transplante da muda para o solo pode ser realizado quando ela desenvolve de quatro a cinco folhas. E o período até a colheita fica entre 60 a 70 dias.


Cebolinha

Abril é o mês ideal para plantar o tempero nas hortas dos Estados do Norte e também do Centro-Oeste, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). No Nordeste, a época teve início em março e segue até julho.

A indicação é que o solo seja bem drenado e com adição de adubo orgânico ou até esterco de galinha como forma de nutrição. A colheita do tempero, geralmente, começa após 90 dias.

Cenoura


Com a proximidade de meses mais frios, a recomendação é o cultivo da cenoura de inverno em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Paraná entre março e julho. Já no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o período ideal começa em abril.

A hortaliça prefere solos equilibrados, ou seja, nem muito argilosos e nem muito arenosos. O produtor precisa ficar atento no momento do plantio para adicionar a semente na terra da forma correta: se ficar funda, pode ter a germinação comprometida, mas se estiver muito rasa, resseca. A colheita é feita após 100 dias.


Chicória

Hortaliça folhosa também chamada de escarola tem cultivo fácil na agricultura. O plantio, propício em todas as regiões, deve ocorrer de 30 a 35 dias após a germinação na bandeja, mas também pode ser feito colocando a semente direto na terra.

Quando as folhas estão desenvolvidas, a chicória é cortada e levada ao consumo. Na sequência, é só adubar o solo que ela cresce novamente.

Chuchu


No Norte, a hortaliça tem o plantio indicado a partir do mês de abril e é de fácil cultivo. O solo deve ser bem drenado e a temperatura ideal fica entre 15°C e 25°C, sem tolerância para o frio e o calor em excesso. Em períodos de muita chuva, as folhas podem cair.

Após a colheita, que acontece entre 100 a 120 dias após o plantio, o chuchu é consumido como salada ou na forma de recheio em tortas e suflês.


Coentro

Amado por uns, mas odiado por outros na gastronomia. O coentro pertence à mesma família da cenoura, da salsa e da mandioquinha e possui as vitaminas A, B1, B2 e C.

O plantio pode ser realizado durante todo o ano no Nordeste e a partir de abril nos Estados do Norte. O solo não deve ser encharcado, e a colheita das folhas é rápida: após dois meses.

Couve


Consumida como salada, em recheios, dentro de sopas e até sucos, a couve é versátil na alimentação e de fácil cultivo em locais bem drenados e com matéria orgânica.

Quer saber como plantar a hortaliça? Leve as mudas de 10 centímetros da sementeira para o solo em dias nublados ou chuvosos com distância de 50 centímetros entre elas.

Ervilha


A hortaliça nutritiva e com vitaminas A, B e C deve ter a semente colocada diretamente no solo, pois, conforme a Embrapa, não deve ser transplantada a partir de mudas. A colheita acontece após dois meses. Neste momento, tem o plantio indicado para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.


Melancia

Nos Estados do Nordeste e do Norte, a melancia tem indicação de plantio no quarto mês do ano em solos arenosos, profundos, drenados e com nutrientes. Locais pesados e encharcados contribuem para o não desenvolvimento da planta. A colheita, geralmente, demora cerca de 90 dias.

Entre as curiosidades estão as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anticancerígenas, digestivas e anti-hipertensivas e a presença de mais de 90% de água na composição, o que ajuda na hidratação.

Melão


A fruta refrescante e pouco calórica tem o plantio indicado pela Embrapa entre abril e agosto no Norte do Brasil, enquanto no Nordeste já é cultivada desde o mês passado.

A orientação é que o solo seja bem drenado, profundo e equilibrado entre arenoso e argiloso. Além disso, a temperatura ideal fica em torno de 25ºC e 35ºC. Dependendo da região, o consumo acontece entre 80 a 120 dias.

Morango


Originário de clima frio, ele é doce, suculento e proporciona diversos benefícios à saúde do ser humano, como proteção para a pele e coração, controle dos níveis de açúcar no sangue e reforço ao sistema imunológico.

As mudas podem ser cultivadas nos estados do Sul e no Sudeste. Já a colheita acontece depois de 70 ou 80 dias. Além do plantio direto no solo, o cano de pvc também é opção para quem gosta de morango, mas mora em ambientes pequenos.

Rabanete


Você sabia que a hortaliça é da mesma família do couve, do brócolis, do agrião e da mostarda? Ela tem sabor picante e deve ser consumida antes de atingir o tamanho máximo, pois, passado o prazo, fica com textura esponjosa.

O rabanete, usado normalmente como salada crua, adapta-se bem ao outono e ao inverno e pode ser plantado nas cinco regiões do país em abril. A colheita é rápida: em cerca de 30 dias.

Pesquise no blog
Sobre o blog
Arquivo