Blog Opinião

Espaço para as ideias, a opinião e o pensamento dos alagoanos

Lula quer Lira de escanteio

Em uma avaliação interna do primeiro escalão de Lula, o diagnóstico é de que Lira exagerou na dose ao tentar pressionar a gestão petista

07/02/2024 15h03
Lula quer Lira de escanteio
Lula e Lira - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após o deputado federal e presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) pressionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com um forte discurso e dizer que o governo não deve "subestimar o parlamento", o primeiro escalão do governo Lula vai desenhar estratégias para deixar Lira de escanteio.

Em uma avaliação interna do primeiro escalão de Lula, o diagnóstico é de que Lira exagerou na dose ao tentar pressionar a gestão petista, com duras críticas ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

A saída de Padilha é uma pressão de Lira, que tem assumido uma ofensiva contra a articulação política do governo e prometido travar pautas que interessam à equipe de Lula. Não diferente do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o alagoano circula pelo Congresso com grande influência em facilitar ou dificultar a vida do Palácio do Planalto, que precisa, especialmente, contar com um bom-humor dos deputados em temas econômicos.

Diante disso, o objetivo é abrir um processo de negociações no “varejão”, conversando com os principais líderes da Câmara dos Deputados, inclusive envolvendo mais ministros de Estado no processo.

Lula já iniciou essa agenda com Marcos Pereira (Republicanos) e com Antônio Brito (PSD). Lira disse – dentre outras coisas – que parlamentares não são eleitos para “carimbar”.

Pesquise no blog
Sobre o blog
Arquivo