AL Rural

Blog sobre o setor rural de Alagoas

Carne alagoana pode ganhar mercado nacional com conquista de cooperativa

Boi de Engenho conquistou certificação SISBI e amplia mercado para a carne de corte

Por Vinícius Rocha 31/07/2023 18h06 - Atualizado em 31/07/2023 19h07
Carne alagoana pode ganhar mercado nacional com conquista de cooperativa
Cooperativa alagoana Boi de Engenho ganha certificação - Foto: Divulgação

Alagoas está virando a chave para em um dos mais importantes e seletos mercados de alimentos do Brasil: o de carnes premium. A cooperativa Boi de Engenho é a primeira marca de carne bovina em Alagoas a receber o selo do Sisbi, o que abre as portas do mercado nacional para o produto alagoano. 

De acordo com o diretor da cooperativa, Victor Gonçalves, essa certificação é fruto de um trabalho de planejamento que começou com visitas a cooperativas de todo o Brasil, em que foi extraído know how, para uma produção de excelência.

"Lá identificamos as melhores maneiras de produzir, como produzir, e trouxemos para a nossa realidade de fazenda, essa expertise. Hoje temos experiência, qualidade e compromisso de levar o melhor produto para o consumidor final", garantiu Gonçalves

O selo foi concedido à cooperativa em solenidade realizada no Palácio do Governo de Alagoas com a presença do governador Paulo Dantas, da secretária de Agricultura, Carla Dantas, e do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária de Alagoas (Adeal), Otávio Tavares Filho. 

"Nós vamos dar as condições para que ela promova mais empregos, aperfeiçoe seus negócio e vá em busca de melhores práticas para ofertar um bom produto para o brasileiro. Como nós temos uma agência de qualidade [Adeal], vinculada à secretária de Agricultura, nós vamos exportar para um Brasil um produto de qualidade, com segurança para quem consome, o que demonstra que os alagoanos fazem bem feito e tem condições de representar Brasil afora", afirmou, à época, o governador. 

Para conseguir o selo SISBI, a Boi de Engenho realizou vários investimentos e aumentou o controle de processos em sua indústria de beneficiamento, que funciona em Maceió. 

Diferencial

A cooperativa Boi de Engenho, conquistou o mercado local com carnes diferenciadas. Com produção 100% a pasto e um rigoroso processo de beneficiamento a marca entrega um produto diferenciado, com carnes maturadas e características de sabor e maciez próprias que conquistaram os alagoanos. 

Filipe Tenório, da pecuária Boi de Engenho, afirma que a cooperativa trabalha com cortes nobres para churrasco oriundos de novilhas Angus, que recebem um tratamento diferenciado e estão em um nível de qualidade e preço compatível com as melhores carnes do mercado. 

"Mas também trabalhamos com as carnes do dia a dia, que são carnes também de extrema qualidade em seu sabor e maciez, mas com preços mais acessíveis", explica Tenório. 

Ainda segundo ele, outro diferencial, além da carne a pasto, que garante um melhor sabor em relação a carne de confinamento, é que os produtos da Boi de Engenho são resfriados e não congelados. "Nosso produto chega resfriado ao ponto de Venda", completa. 

Veja a matéria completa do AL Rural:

Pesquise no blog
Sobre o blog
Arquivo