Blog do JAL

Informações exclusivas sobre política, economia e os principais fatos do Estado

Votação em Pilar provoca duvidas sobre apoio emedebista

Em Pilar, no primeiro turno, Dantas registrou um total de 53, 71% o que equivale a 9.459 votos. Cunha, por sua vez, 24,51%. Um total de 4.416

Por Redação 31/10/2022 15h03
Votação em Pilar provoca duvidas sobre apoio emedebista
Renan Filho (MDB), Renato Filho (MDB) e Paulo Dantas (MDB) durante campanha eleitoral. - Foto: Reprodução/Internet

O crescimento de Rodrigo Cunha (UB) em cidades que mantinham forte apoio ao candidato Paulo Dantas (MDB), como Pilar e Atalaia, na região metropolitana de Maceió, provocou dúvidas sobre o relacionamento entre o grupo emedebista e os prefeitos dos municípios. 

Em Pilar, no primeiro turno, Dantas registrou um total de 53, 71% o que equivale a 9.459 votos. Cunha, por sua vez, 24,51%. Um total de 4.416. 

Já neste segundo turno, Dantas aparece com 52,86% o que equivale a 9.987 votos, enquanto Cunha apresentou 47,14%, um total de 8.906 votos, ou seja, Cunha mais do que dobrou esse número.  

Será que teve um dedinho de Arthur Lira? Será que não houve comprometimento por parte de Renato Filho em barrar o crescimento de Cunha e conseguir votos para o seu aliado político? 

Vale lembrar que Renato Filho (MDB), prefeito de Pilar, era forte candidato a ser indicado pelo MDB a disputar o cargo de governador nas eleições indiretas. O partido indicou Paulo Dantas, eleito governador de forma indireta e agora reeleito nas eleições deste último domingo (30). 

De acordo com um texto que foi divulgado nesta segunda (31), pela assessoria de comunicação do prefeito de Pilar, isso não passa de um "boato" e que o município assim como outros, renderam um bom percentual ao governador reeleito.

Veja o texto da assessoria: 

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), foi reeleito com quase 835 mil votos (52,33%). E o apoio, em especial, da família Canuto fez a diferença no pleito desse domingo (30). É que, em Pilar e Atalaia, Paulo obteve quase 50% do total de votos conquistados nos 14 municípios que integram a região metropolitana de Maceió, onde o emedebista somou 43.881 votos.

Dantas contou com o apoio irrestrito da deputada estadual Fátima Canuto (MDB) e do prefeito Renato Filho (MDB), cuja liderança e parceria com o Governo de Alagoas permitiram que o Pilar avançasse em várias frentes. Naquele município, o candidato eleito obteve um resultado expressivo, com 9.987 votos (52,86%).

Já em Atalaia, o apoio da prefeita Ceci Rocha (PSC) e da família Canuto foram novamente decisivos, conferindo ao governador uma votação ainda maior. Ao todo, 11.574 atalaienses (57,18%) votaram em Paulo, reafirmando, assim, a confiança da população alagoana no projeto iniciado, ainda em 2015, pelo ex-governador e senador eleito Renan Filho (MDB).

Portanto, somadas as duas cidades, Dantas obteve 21.561 votos, perfazendo 49% do total de votos obtidos na região metropolitana, onde o governador também venceu em Messias (5.188), Barra de Santo Antônio (5.001), Coqueiro Seco (1.967), Santa Luzia do Norte (2.467) e Murici (7.697).

“Pilar abraçou o governador Paulo Dantas. Saímos ainda mais fortalecidos dessa eleição porque o povo decidiu seguir pelo caminho do desenvolvimento. Alagoas venceu, e é com Paulo que vamos trabalhar para garantir cada vez mais qualidade de vida para os alagoanos”, afirma o prefeito Renato Filho.

Pesquise no blog
Sobre o blog
Arquivo