Dando a Letra!

O Dando a Letra vai tratar de temas jurídicos, na linha de Direitos Sociais e de utilidade pública, de forma leve e descomplicada.

Boas vindas da Constituição Cidadã

Sandra Gomes é a nova colunista do Jornal de Alagoas

Por Sandra Gomes/Dando a Letra 17/10/2022 11h11
Boas vindas da Constituição Cidadã
Constituição Cidadã permitiu conquistas e direitos para a população brasileira - Foto: Divulgação

Iniciar a coluna Dando a Letra no mês de outubro é muito especial. Especial porque este mês está repleto de datas relevantes e simbólicas para todxs nós: é o mês em que escolheremos nossos governantes, mês das crianças, do combate ao câncer de mama, do professor/a, mês da Padroeira do Brasil. Não poderia haver mês melhor para falar com vocês pela primeira vez.

Mas eu diria que além de especial é auspicioso. Sim, auspicioso porque só pode ser sinal de bons presságios começar a falar de Direitos Sociais pra você no mês de aniversário da nossa Constituição Federal, também conhecida como Constituição Cidadã. É, no último dia 05 a Constituição Federal completou 34 anos para nossa alegria, e por aqui vamos celebrá-la todos os meses já que é impossível falar em Direitos Sociais e Garantias Fundamentais sem citá-la.

E por falar em Garantias Fundamentais, foi a Constituição Cidadã que nos trouxe o Sistema Único de Saúde e, graças aos desdobramentos derivados deste sistema fantástico chamado SUS, surgiram as primeiras políticas públicas de saúde exclusivamente para mulheres no Brasil. É por isso que nós mulheres temos atenção redobrada com diversos programas e iniciativas acerca do outubro rosa, que faz alusão ao câncer de mama. E aqui eu já dou a letra pra você, mulher com 40 anos de idade ou mais, procure um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas e mamografia. Combater o câncer de mama fazendo uso da rede pública de saúde é seu Direito!

Por fim, considerando todos os esforços realizados de forma desmedida por diversos movimentos sociais para o alcance desta grande conquista que é nossa Constituição, eu gostaria que todxs pudéssemos apreciar o grande presente que a população Brasileira recebeu há 34 anos, quem sabe sob as bênçãos de Nossa Senhora ao atender às súplicas dos esquecidos: “Valei-me Nossa Senhora, mãe de Deus nosso Sinhô!”, como vemos na obra de Ariano Suassuna “O Alto da Compadecida”. É, eu acho mesmo que nosso primeiro encontro no mês de outubro não foi por acaso.

Pesquise no blog
Sobre o blog

Sandra Gomes é mãe, mulherista e ativista social. Advogada Criminal, Pós Graduanda em Direito Penal e Processual Penal, Pós Graduanda em Direito Médico. É ex Presidente da Comissão da Igualdade Racial da Abracrim AL e Ex Vice Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL.

Arquivo