Azulão na Real

Ufa! Enfim veio a vitória e alívio para a sequência

02/05/2022 13h01 - Atualizado em 02/05/2022 17h05
Ufa! Enfim veio a vitória e alívio para a sequência
CSA venceu diante de sua torcida no sábado (30) - Foto: Morgana Oliveira/CSA

Fala azulinos! Semana com mudança de chave na competição? CSA conseguiu a primeira vitória no Campeonato Brasileiro da Série B em jogo válido pela quarta rodada diante do Sport Recife. Placar de 1x0 no Estádio Rei Pelé, e que poderia ser maior se não fosse a boa atuação do goleiro Maílson - melhor jogador em campo.

E por ironia do destino, o único gol da partida foi justamente resultado de uma falha do arqueiro que saiu mal e deu rebote para o meia Lourenço fazer um bonito gol. Placar injusto pela quantidade de finalizações do time azulino, porém suficiente para dar a primeira vitória na competição e tirar o incômodo da sequência negativa e tirar a equipe da zona de rebaixamento.

CSA tinha jogado mal no meio da semana na derrota em Santa Catarina contra o Brusque por 2x0. Mas a conversa do técnico Mozart Santos e dos jogadores para a partida contra o Sport era a de mudança de postura. E de fato o time foi bem e teve uma atuação quase impecável dentro de campo. Não deixou a equipe pernambucana desenvolver e assim fez uma das melhores partidas no ano.

E se olharmos o futebol do CSA nesta temporada até aqui percebemos que há um DNA com base na construção de jogadas no passe, sem ligações diretas. Goleiro e zagueiros iniciam a saída de forma organizada para os meias e laterais fazerem a entrega da bola para os atacantes definirem.

O problema é que nem todas os jogos a equipe consegue imprimir o mesmo ritmo que foi visto contra o Sport ou contra o Bahia, durante os dois tempos de jogo. O calendário do futebol atrapalha a execução de treinamentos para nivelar ao máximo todo o elenco e assim as peças de substituição manterem a performance almejada pela comissão técnica.

O desafio, não somente para o CSA mas para qualquer time, é manter o padrão de jogo. E para tanto é preciso treino, jogadores que assimilem e cumpram os desenhos táticos e que estejam aptos fisicamente e emocionalmente a desenvolverem um bom futebol. Não é fácil! E isso nem sempre o torcedor consegue visualizar.

Para literalmente driblar tais dificuldades, os jogadores precisam a cada jogo ligar o botão de resert e se doarem ao máximo dentro de campo para alcançar os objetivos. É torcer para engatar uma boa sequência e assim lutar na parte de cima da tabela. Pra cima Azulão!

Pesquise no blog
Sobre o blog

Nicollas Albuquerque é graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas, pós graduado em Educação, Engenharia e Direito do Trânsito e em Políticas e Gestão de Segurança Pública. Já trabalhou na Assessoria de Comunicação da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Assessoria de Comunicação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT/Maceió), realizou e realiza trabalhos independentes na área de comunicação como colaborador. É um entusiasta do bom futebol e acompanha o CSA desde criança, chegando até jogar pelo clube do coração na infância.

A Coluna Azulão na Real vai analisar, sempre de forma crítica, os desempenhos, jogos, eventos e as informações que circundem o Centro Sportivo Alagoano. Uma das maiores torcidas de Alagoas tem aqui um espaço para chamar de seu e fica um convite ao diálogo, debate e interação, sempre de forma respeitosa, com o objetivo de discutirmos tudo que envolve o maior clube de Alagoas.

Arquivo