AL Rural

Blog sobre o setor rural de Alagoas

Agricultura digital na produção de alimentos saudáveis

O uso da tecnologia na agricultura tem aumentado a produção de alimentos e fibras; trazendo aos agricultores inovações que revolucionam o mercado

Por Redação 30/12/2021 14h02 - Atualizado em 31/12/2021 10h10
Agricultura digital na produção de alimentos saudáveis
A agricultura digital inova o campo e na produção de alimentos saudáveis - Foto: Reprodução

A sintonia que existe entre agricultura, tecnologia e sustentabilidade, formam uma união perfeita no dia a dia da lavoura. Fazer o uso das tecnologias como uma solução no campo, possibilitam uma maior quantidade de informações, que são fundamentais na produtividade atual que a agricultura brasileira já atingiu. Para isso acontecer, é preciso que o produtor rural conheça bem a profundidade de dados que existem na fazenda; como o manejo, o uso de defensivos ou de adubação, entre outros. O uso das tecnologias no campo, permitem aos agricultores, uma boa gestão na área, sendo possível destinar insumos, solucionando algum problema ou necessidade da lavoura.

A agricultura digital, proporciona diversos benefícios ao agricultor. Quando existe uma incidência de pragas, é possível aplicar algum inseticida de forma direcionada, evitando uma pulverização. Com o desenvolvimento das tecnologias no campo, as demandas de um agronegócio mais sustentável aumentam, e reduz o uso e desperdícios de insumos, elevando a produtividade, sendo possível gerar lucros ao agricultor para ter um alimento rico e sustentável.

Ao fazer o diagnóstico do campo, o produtor percebe a necessidade de aumentar a produtividade agrícola, desenvolvendo áreas que ainda não foram exploradas no cultivo, reduzindo custos de produção e expandido seus negócios. A tecnologia no campo tem proporcionado isso, trazendo mudanças que ocorrem nas lavouras a cada nova ação. A produção agrícola tem se modernizado, e isso é relacionado ao uso das tecnologias que são a resposta eficiente para garantir alimentos baratos e saudáveis.

Pesquise no blog
Sobre o blog
Arquivo