AL Rural

Blog sobre o setor rural de Alagoas

O uso da tecnologia na agricultura para redução de gastos

O monitoramento da lavoura é o pilar de várias outras técnicas inovadoras que tem transformado o campo

Por Redação 23/12/2021 17h05 - Atualizado em 23/12/2021 18h06
O uso da tecnologia na agricultura para redução de gastos
A agricultura de precisão elimina desperdícios e custos - Foto: Reprodução

Você já deve ter visto ou ouvido sobre os rumos da agricultura. O uso da tecnologia pode trazer benefícios a lavoura? Isso vai muito além da escolha de uma boa semente para o plantio. É necessário conhecer as necessidades das plantas e assim alcançar bons resultados de alta produtividade. Já imaginou se o produtor rural pudesse prever os problemas de sua fazenda e utilizar recursos para agir sem sofrer nenhum prejuízo? 

Com o avanço da tecnologia no campo, isso é possível, devido ao monitoramento agrícola e o uso de inovações tecnológicas, que já são uma realidade; sendo bastante significativa na hora de reduzir os custos com produção, aumentando a rentabilidade do produtor. O bom uso na agricultura, é fonte de muitos resultados; como o tratamento de sementes para o cultivo de acordo com as condições climáticas de cada região, e/ou incidência de pragas e doenças.

Os avanços tecnológicos no campo são uma boa parceria do produtor rural. Ela vem transformando as fazendas há algum tempo, e está chegando em diversos lugares, com inovações simples e práticas, resolvendo questões que são complexas e demandam maior investimento e  conhecimento técnico. Podemos citar algumas dessas tecnologias que estão sendo usadas no Brasil, trazendo bons resultados para os agricultores e são divididas em: biotecnologia, georreferenciamento, agricultura de precisão, monitoramento da lavoura e mapas NDVI. Através desses recursos no campo, o produtor rural vai obter inúmeros recursos; ganho de produtividade, aumento na produção e eficiência no lucro e uma produção mais sustentável.


Pesquise no blog
Sobre o blog
Arquivo