AL Rural

Blog sobre o setor rural de Alagoas

Nutrição animal: item importante no agronegócio

Seguindo essas dicas, o produtor rural terá bom rendimento em sua produção animal

Por Redação 25/11/2021 18h06 - Atualizado em 25/11/2021 19h07
Nutrição animal: item importante no agronegócio
A nutrição animal é necessária para a boa produtividade - Foto: Nutani

Para os criadores de bovinos, suínos, equinos e ovinos, os custos com nutrição animal podem chegar até 70% de todo investimento que é destinado à criação. Essa eficiência na nutrição permite que os animais possam manter altos níveis em produção, livres de doenças e quaisquer ameaças à saúde. É preciso um bom manejo nessa alimentação, assim eles vão aumentar na produtividade e também na lucratividade do produtor, tendo uma boa dieta que contenha: proteína, energia, minerais e vitaminas.

Nos períodos de seca, o bovino que se alimenta somente de pasto, não consegue suprir todas as exigências nutricionais, por isso se faz necessário complementar com rações e suplementos. 

Um animal bem alimentado, com nutrientes necessários e uma dieta equilibrada, vai aumentar a produtividade, permitindo ao organismo dele o correto funcionamento. Para que possam desempenhar bom funcionamento, precisam ter alimentos disponíveis, e isso o produtor deve sempre estar atento.

Cinco coisas são importantes: 

1- necessidade alimentar: genética, predisposições, e outros fatores influenciam a necessidade alimentar do animal;

2- água – item indispensável na vida de todo ser vivo, é necessário sempre, principalmente com as mudanças na temperatura, ela é preciosa na nutrição animal;

3- calor: algumas espécies sofrem com estresse devido a altas temperaturas, um bom exemplo é o gado de leite, por isso é necessário oferecer sempre ambientes com refrigeração e também ventilação adequadas;

4- mudanças: fazer mudanças na forma de alimentar o animal precisam ser evitadas, mas observadas em situações que são necessárias, e somente feitas em pequenas escalas, assim a qualidade será aumentada gradativamente; 

5- composição: a qualidade da nutrição animal deve sempre ser prezada, observando os insumos que estão sendo utilizados, os níveis nutricionais exigidos, com isso o desempenho do animal aumentará.

Para ter um rendimento melhor em sua propriedade, é necessário aplicar essas dicas que são essenciais na nutrição animal, e podem ser os ingredientes que faltavam para aumentar a produtividade.

Pesquise no blog
Sobre o blog
Arquivo