AL Rural

Blog sobre o setor rural de Alagoas

Modernizar o cercamento diminui gastos na criação de caprinos e ovinos

Cercas eficazes, que garantem a segurança e o bem-estar dos animais, também ajudam a potencializar os ganhos

Por Assessoria 21/09/2020 15h03
Modernizar o cercamento diminui gastos na criação de caprinos e ovinos
Divulgação imprensa; Foto: Reprodução

Modernizar o cercamento diminui gastos na criação de caprinos e ovinos

O fortalecimento da cadeia produtiva de caprinos e ovinos passa também pela modernização do cercamento utilizado nas propriedades rurais. Cercas eficazes, que garantem a segurança e o bem-estar dos animais, também ajudam a diminuir os gastos e potencializar os ganhos do produtor, segundo Danilo Moreira, analista de mercado da Belgo Bekaert, empresa líder e referência no mercado brasileiro de arames.

Danilo explica que é tradicional nos estados nordestinos a utilização de um espaçamento muito curto entre as estacas no percurso linear da cerca. "Isso faz com que seja usada muita madeira, o que consequentemente exige mais mão de obra, tornando o processo excessivamente oneroso. Hoje, o mercado conta com soluções que substituem esse tipo de contenção, com distanciamento maior entre estacas, economizando madeira e custo operacional."

Atualmente, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 80% da produção de caprinos está concentrada em quatro estados: Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará. A Bahia também é líder na criação de ovinos, com 22% do rebanho. O Rio Grande do Sul é o segundo colocado, com 17%. Em seguida, aparecem Pernambuco, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, comprovando a força da caprino-ovinocultura na região.

Foto: Reprodução

Pesquise no blog
Sobre o blog
Arquivo